15º Conamat: Cláudio Brandão fala sobre novas tecnologias e processo

O desembargador do Trabalho da 5ª Região (BA) Cláudio Brandão será um dos palestrantes  do 15º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), evento que acontece entre os dias 28 de abril e 1º de maio em Brasília. O magistrado integra o painel "Novas tecnologias e o processo do trabalho", ao lado do secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça, Rubens Curado, e da psicóloga clínica do TRT da 15ª Região Juliana Barros de Oliveira. O painel acontece no dia 29 de abril, às 15h30.

 

Cláudio Brandão afirma que sua explanação consistirá em discutir de que maneira a tecnologia da informação pode ser utilizada como instrumento de agilização e efetividade do processo judicial. "Não é simplesmente informatizar a burocracia, mas rever estruturas e procedimentos e introduzir, de modo efetivo, a automação dos atos de rotina e ferramentas de inteligência artificial para auxiliar no gerenciamento da atividade jurisdicional propriamente dita", diz o magistrado sobre o sistema de processo judicial eletrônico.

 

"É mais do que importante introduzir o tema do processo judicial eletrônico em todos os eventos da magistratura, pois, em breve tempo, já será realidade nas Varas e Tribunais e, seguramente, causará grande impacto na forma como é conduzido o processo hoje. A temática é oportuna e apropriada", destaca o painelista.

 

Para o magistrado, a realização da 15ª edição do Conamat na capital federal será uma oportunidade singular, onde estão localizados a sede da Anamatra e os tribunais superiores, como o Tribunal Superior do Trabalho e o Supremo Tribunal Federal.  "O Conamat é sempre um momento muito rico e único. Nele se reúnem magistrados de todo o Brasil que sempre discutem os temas mais atuais em torno do Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e política da magistratura. É palco para os grandes debates que envolvem a magistratura trabalhista e nele são traçadas as linhas gerais de atuação do movimento associativo para os próximos dois anos", afirma o painelista.

 

Fonte: Anamatra - 22/03/2010
Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade ambiental. Menos papel, mais árvores.