Advogados participam de palestra sobre gravação de audiências

Nesta sexta-feira, dia 12, às 10h30, o juiz Reginaldo Melhado, doutor em Direito e titular da 6ª Vara de Londrina, fará palestra sobre o tema "A Produção da Prova Oral no Sistema de Gravação de Audiências", no auditório do Fórum Juiz Antônio Carlos Oliveira, no bairro do Comércio. Em seguida, será feita uma apresentação do sistema Fidelis, destinado à gravação audiovisual de audiências que pioneiramente será implantado nas 1ª, 27ª e 37ª Varas do Trabalho de Salvador. O evento será dirigido especialmente aos advogados, além de magistrados, procuradores e servidores, especialmente os assessores de desembargadores, assistentes de juízes e secretários de audiência da Justiça do Trabalho.

 

O Fidelis, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, permite a gravação em áudio e vídeo das audiências com prévia marcação dos temas sobre os quais versa a prova oral, a fim de facilitar a sua posterior visualização. "Esse inovador sistema propiciará sensível redução do tempo de duração das audiências, além de trazer enormes ganhos de qualidade na prova", avalia o presidente da Comissão de Informática do TRT5, desembargador Cláudio Brandão.

 

Por meio da indexação de temas abordados durante uma audiência, explica o desembargador, os magistrados poderão rever expressões, frases e detalhes capazes de revelar comportamentos evasivos ou titubeantes nos depoimentos das partes e testemunhas. Ele destaca ainda que essa inovação será a primeira iniciativa voltada para a implantação das Varas Digitais (com processos digitalizados) na 5ª Região.

 

Ascom TRT5 - 10.03.2010
Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade ambiental. Menos papel, mais árvores.