Unidades do TRT5 devem usar frente e verso do papel

A presidente do TRT5, desembargadora Ana Lúcia Bezerra, recomenda a todas as unidades do Regional que os documentos e expedientes, quando impressos, usem a frente e verso do papel. A Recomendação (nº 001/2010) foi publicada no Diário Oficial de 9 de fevereiro de 2010, e visa à diminuição do consumo de papéis e maior celeridade na juntada de documentos aos processos.

 

A medida atende a solicitação da Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo desembargador Renato Simões. Essa Comissão foi criada buscando atender a Recomendação nº 11/2007 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que aconselha aos Tribunais a adoção de medidas com o objetivo de preservar o meio ambiente.

 

A Recomendação do CNJ, publicada no Diário da Justiça de 28/05/ 2007, orienta a adoção de ¿políticas públicas visando à formação e recuperação de um ambiente ecologicamente equilibrado, além da conscientização dos próprios servidores e jurisdicionados sobre a necessidade de efetiva proteção ao meio ambiente.¿


O TRT5 já dispõe de impressoras e copiadoras que permitem a utilização dos dois lados do papel (veja as dicas abaixo). E ainda como parte da política de meio ambiente adotada pela Administração do Tribunal, todo o papel inutilizado é separado em recipientes especiais instalados em cada setor e entregues a cooperativas de reciclagem.

 

Em 2009, o TRT5 utilizou 36.325 resmas de papel ofício, distribuídas entre o Fórum Juiz Antonio Carlos Araújo de Oliveira, no Comércio, nos edifícios Coqueijo Costa e Presidente Médici, em Nazaré, e nos postos do SAC. Desse total, 8 mil resmas foram de papel reciclado.

 

Ascom TRT5 - 11.02.2010
Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade ambiental. Menos papel, mais árvores.