Ouvidoria do TRT5 apresentou procura recorde em 2009

A Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) registrou em 2009 um incremento de 42% no volume de atendimentos em relação a 2008. Foram 5.708 manifestações recebidas contra as 4.013 registradas no ano anterior. As estatísticas reforçam, mais uma vez, a importância do Serviço, que é vinculado à Presidência, e cumpre o papel de interlocutor entre jurisdicionados, magistrados, servidores e a Administração da Justiça do Trabalho na Bahia.

 

A maioria das manifestações registradas (63%) referiu-se a pedidos de informações e esclarecimentos de dúvidas sobre diversos assuntos, dentre eles, numeração única, significados de termos jurídicos, andamento processual, concursos realizados, além de outros. Elogios corresponderam a 2% do total.

 

Sugestões responderam por 1% do percentual, sendo que, duas foram acatadas pela administração do Tribunal, com destaque para a inclusão, no site do TRT5, da opção de consulta de processos trabalhistas pelo nome do advogado e/ou número de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

 

As reclamações, que representaram 32% do total de manifestações foram voltadas para assuntos como dificuldade de acesso a sentenças, acórdãos e atas via internet, dificuldade de acesso ao Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho e etc.

 

No caso das denúncias, que somaram 2% do total, a quase totalidade fugia à competência do TRT5, sendo os manifestantes orientados a encaminhá-las aos órgãos competentes para a devida apuração.

 

Ascom TRT5 - 01.02.2010
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