Vara de Bom Jesus da Lapa intensifica conciliações com municípios

A Vara do Trabalho de Bom Jesus da Lapa realiza na próxima terça-feira, dia 3 de novembro, a partir das 14h, uma tentativa de conciliação dos processos envolvendo o município de São Félix do Coribe. Caso o acordo seja pactuado, serão cinco municípios daquela jurisdição - são 23 no total - que resolveram suas pendências trabalhistas em menos de quatro anos. Até hoje já foram conciliados perante a VT Correntina, Boquira, Coribe e Cocos, além de terem sido encaminhados os municípios de Oliveira dos Brejinhos e Tabocas do Brejo Velho para conciliação perante o Juízo de Conciliação de Segunda Instância.

 

A prioridade para a conciliação é uma estratégia definida pelo titular da Vara, Juiz Marivaldo Pereira. No último dia 15 de outubro, na cerimônia de inauguração do Fórum Professor Rodrigues Pinto, sede da Justiça do Trabalho em Bom Jesus da Lapa, ele foi procurado pelo prefeito de São Félix do Coribe, Helvio José Estrela Ramos, e pelo procurador daquele município, que propuseram a designação da data para a conciliação.  A audiência ficará a cargo do juiz auxiliar Almiro Aldino Sáteles Junior.

 

A Vara também se prepara para a Semana Nacional de Conciliação, que acontecerá de 07 a 11 de dezembro. Entre os municípios que devem participar das negociações estão Canápolis, já agendado, e Serra do Ramalho, que indicou essa possibilidade também no dia da inauguração do fórum. De acordo com Valman Peixoto, diretor de Secretaria da VT, as conciliações envolvendo os municípios têm importância especial. ¿As prefeituras possuem poucos recursos, tem população muito sofrida no interior da Bahia e sobrevivem apenas de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Todavia, a resposta que o povo quer ouvir ¿ o processo será finalmente pago ¿ começa a chegar a todos os rincões do Brasil¿,  conclui.

 

Ascom TRT5 - 27.10.2009