Quase 1,6 mil acordos foram firmados na Semana de Conciliação

Um total de 1.591 acordos foi firmado no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) durante a Semana Nacional de Conciliação, realizada de 14 a 18 de setembro, resultando no pagamento de mais de R$ 18,5 milhões em dívidas trabalhistas. Deste total, cerca de R$ 11,4 milhões foram celebrados nas varas do Trabalho (1ª instância) e o restante no Juízo de Conciliação de 2ª Instância.

 

O evento foi promovido em todo o Judiciário do país pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo prioritário de promover o julgamento de ações distribuídas até 2005 (Meta 2).O TRT5, porém, que só tinha 296 processos com esses requisitos, abriu a pauta para as partes sugerirem outras questões que quisessem ver negociadas, independente do ano de ingresso na Justiça. Daí o Regional ter chegado a resultado tão expressivo durante o mutirão.

 

A Presidência do TRT5 está avaliando agora os processos conciliados e até o final desta semana fará um balanço de quantos foram relacionados com a Meta 2 estabelecida pelo CNJ dentre 10 metas de nivelamento do Judiciário. O prazo para o cumprimento de todas as metas vai até dezembro deste ano.

 

Ascom TRT5 - 22/09/2009

 

Leia mais:
TRT5 já cumpriu a maior parte das 10 metas do CNJ