Portal do TRT5 traz melhorias a partir desta segunda, dia 21

Nesta segunda-feira, dia 21 de setembro, o Portal do TRT5 na internet trará inovações com o objetivo de torná-lo mais completo e acessível para os usuários. As melhorias foram planejadas e executadas pelo analista de sistemas Roberto Ramos, da Secretaria de Informática (SI), atendendo a demandas encaminhadas pela Secretaria de Comunicação Social (Ascom), em resposta a observações dos usuários e a análises da própria equipe da unidade, que responde pelo gerenciamento de conteúdos da web no Tribunal. 
 
O leiaute do Portal foi modificado, de modo que a identidade visual (marca, cores etc.) não fosse alterada, mas dando destaque logo na capa às informações mais procuradas pelo público, como o calendário de atividades do Regional e a agenda telefônica. Alguns links também foram redistribuídos internamente de forma mais racional, em apenas quatro abas gerais em vez de cinco (sem contar com as que remetem ao "Mapa do Site" e ao "Fale Conosco"). 
 
Na pesquisa processual, a disposição dos dados também ficou bem mais compacta e harmônica na tela: as tramitações aparecem logo abaixo da numeração e, no caso de haver recurso em andamento e as últimas tramitações forem dele, elas aparecem em primeiro lugar e não as do processo principal. Pelo modo anterior muita gente não efetuava a consulta do recurso e acabava se queixando, por meio do "Fale Conosco", de que o processo estava parado.

 

NOTÍCIAS - A área de notícias produzidas pela Ascom também foi melhorada. Na página principal foi ampliado o espaço para as últimas matérias e foram criadas áreas destacadas para fotografias, manchetes e um botão que dá acesso direto aos conteúdos audiovisuais, com o nome de "Áudio e Vídeo".
 
Clicando nesse botão será possível ver em blocos separados todas as matérias contendo áudio, vídeo, além de acessar a Videoteca, que contém, além das matérias do dia-a-dia, programas especiais, palestras e entrevistas com personalidades jurídicas, e a Web TV, que retransmite a TV Justiça durante 24 horas no Canal 1 e programações especiais no Canal 2.
 
Outra grande novidade na área de Notícias é que os programas em áudio e vídeo produzidos pela Ascom não terão que ser necessariamente "baixados", ou seja, submetidos a downloads para serem assistidos. Uma tela em Flash Player dará acesso automático aos conteúdos.

 

Na página principal foi criado também um botão que remete a respostas para as dúvidas mais freqüentes encaminhadas pelo público em geral por meio do "Fale Conosco". 

 

AVALIAÇÃO - As mudanças introduzidas no site foram submetidas à avaliação interna (de magistrados e servidores) do TRT5 ao longo dos últimos dois meses, com a divulgação de um endereço provisório na intranet. Grande parte das mudanças contemplou também observações do público externo em relação ao leiaute anterior. "Novas colaborações, porém, estão sendo esperadas, pois o processo de aperfeiçoamento do portal é dinâmico e contínuo", destaca a diretora da Ascom, Valdicéa do Val. Os internautas podem encaminhar sugestões pelo e-mail ascom@trt5.jus.br .


Ascom TRT5 - 20.09.2009