Jornada de Saúde do TRT5 também cadastra doadores voluntários de sangue

A I Jornada de Saúde do TRT5, que vai até sexta-feira, dia 4, divulgando a importância de prevenir doenças e estresse, também está cadastrando doadores voluntários de sangue e de medula óssea. Para isso, a Hemoba − fundação do governo do estado − montou um estande no andar térreo do Fórum do Comércio, em Salvador, com o intuito de sensibilizar servidores, magistrados, advogados e o público em geral a fazer um cadastro, para, quando a fundação necessitar de doadores, entrar em contato.

 

A falta de doares de sangue é um problema grave na Bahia, por isso a campanha de sensibilização para novos voluntários. A assistente social da Hemoba, Graça Freire, explica que para doar sangue basta o interessado ter entre 18 e 65 anos, mais de 50kg e não ser portador de doenças infecto-contagiosas.

 

Para os doadores voluntários de medula óssea, o cadastro será encaminhado para o Registro Nacional de Medula, no Inca, Rio de Janeiro, que centraliza as solicitações. De acordo com Graça, a compatibilidade é muito difícil. ¿Entre irmãos, ela é de 20% a 30%, e entre estranhos é de um em um milhão¿, explica ela para demonstrar a dificuldade em encontrar um doador.

 


Ascom TRT5 − 02.09.2009