Semana Regional da Conciliação terá organização diferenciada

 

A Semana Regional da Conciliação, que o TRT5 realiza de 27 a 31 de julho, terá, segundo a desembargadora Vânia Chaves, presidente da Comissão do Movimento pela Conciliação do Tribunal, uma organização baseada na dinâmica das varas do Trabalho da Bahia e atenta a demandas e propostas apresentadas pelos magistrados da primeira instância.

 

Em reunião ocorrida na manhã de hoje, dia 29,  no Fórum do Comércio (foto) com a presença do presidente do Regional, desembargador Paulino Couto, e a presidente da associação dos magistrados (Amatra 5), juíza Viviane Leite, a desembargadora explicou que, ao contrário da Semana de Conciliação que ocorre em dezembro, sob orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a semana regional deverá ter uma formatação bastante flexível.

 

¿Outros regionais estão realizando eventos semelhantes, suspendendo a contagem de prazos e todas as audiências comuns, mas como nós temos conciliações ao longo do ano, não precisamos investir numa atitude tão radical¿, destacou a desembargadora. Ela solicitou o apoio das Varas do Trabalho, que deverão disponibilizar pessoal para prestar informações durante a semana da programação, em julho.

 

A conciliação pode ser buscada por todo o ano, bastando que trabalhadores e empresas proponham a seus advogados que agendem uma audiência com esse fim junto à vara em que o processo tramita. Quem quiser fazer sugestões com relação à organização da Semana Regional de Conciliação em julho pode escrever para o e-mail trt_conciliar@trt5.jus.br.

 

PALESTRA - A desembargadora Vânia Chaves aproveitou a reunião com os magistrados para relatar uma palestra que proferiu na quarta-feira, 27, aos estudantes da Faculdade Pedro II, no Comércio, quando abordou as vantagens da conciliação na garantia de celeridade e efetividade da prestação jurisdicional. A palestra, que marcou a abertura do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade, contou com a presença dos juízes do TRT5 Agenor Calazans e Ivo Daniel Póvoas, que são professores daquela instituição, além de sindicalistas.

 

Os desembargadores Ana Lúcia Bezerra, vice-presidente, e Esequias de Oliveira, vice-conciliador do Juízo de Conciliação de Segunda Instância do TRT5, também estiveram presentes à reunião desta sexta-feira.

 

Ascom/TRT5 ¿ 29.05.2009