Desembargadores vão conhecer o e-Gestão, novo sistema do TST

O Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho, também conhecido como e-Gestão, que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) lançou em dezembro último, vai ser apresentado aos desembargadores do TRT5 nesta sexta-feira, dia 30, às 9h, no auditório do Tribunal Pleno. A exposição vai ser feita pelo desembargador Cláudio Brandão, membro da Comissão de Avaliação dos Projetos de Informatização da Justiça do Trabalho (Capi-JT), ligada ao CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho).

 

O e-Gestão foi formulado para proporcionar ao TST, à Corregedoria-Geral, aos TRTs, às Corregedorias Regionais e aos magistrados em geral o acesso a informações atualizadas (com defasagem de apenas um dia) sobre a estrutura administrativa e a atividade judiciária de primeiro e segundo graus.

 

"A agilidade na obtenção de relatórios, que antes exigia vários dias para a sua preparação, e a atualização diária dos dados relativos ao movimento processual e ao trabalho dos magistrados são as principais características do e-Gestão. Por isso mesmo, o sistema representa uma valiosa ferramenta gerencial a serviço da atividade judiciária, além de democratizar o acesso público a todas as informações referentes às atividades dos Órgãos da Justiça do Trabalho", comenta Cláudio Brandão.

 

Inicialmente o e-Gestão vai apresentar 260 itens de relatórios, como total de processos conclusos e total de reclamações correcionais, entre outros. Numa segunda fase, a intenção é extinguir o boletim estatístico, pois os dados já estarão contemplados no e-Gestão.

 

O sistema ainda está em fase de implantação pelos quatro regionais que foram escolhidos para o projeto-piloto, entre eles o TRT5, o único que já concluiu todas as metas da primeira fase − também fazem parte as 2ª (SP), 4ª (RS) e 9ª (PR) Regiões. Estes regionais começarão em breve a passar a experiência para os demais Tribunais − no caso específico da Bahia, o TRT5 ficou responsável por Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

 

Concebido inicialmente para atender as necessidades da Corregedoria-Geral, o sistema foi ampliado para servir também como ferramenta de gerenciamento e planejamento, além de conferir transparência às atividades da Justiça do Trabalho. A disponibilidade desses dados e a facilidade de combiná-los de diversas formas serão de grande utilidade para o planejamento estratégico da Justiça do Trabalho.

 

Com as informações, será possível dimensionar melhor as unidades da Justiça do Trabalho ¿ estabelecendo relações entre a demanda processual e a estrutura administrativa e de pessoal −, diagnosticar pontos problemáticos na função jurisdicional e, a partir daí, facilitar a tomada de decisões.


 
Ascom/TRT5 ¿ 27.01.2009