Programa contra o trabalho infantil vai a 42 escolas em Porto Seguro

Programa foi destaque em seminário da Secretaria do Trabalho

 

O grupo de trabalho do programa Trabalho, Justiça e Cidadania está visitando 42 escolas de Porto Seguro durante esta segunda quinzena de outubro para tirar dúvidas de crianças, jovens e adultos sobre os mais variados temas que envolvem direito e cidadania.

 

A ação é mais uma etapa do programa promovido pela Amatra5. Em Porto Seguro, o grupo de trabalho é formado por representantes de várias instituições como a Secretaria de Educação Municipal, OAB, Polícia Civil, juízes de Direito e entidades privadas, e está sob a coordenação da titular da Vara do Trabalho de Porto Seguro, juíza Rosemeire Fernandes.

 

O trabalho de divulgar os direitos a partir da capacitação de professores das redes municipal e estadual, e também com distribuição de cartilhas, foi destaque no seminário Educação Resposta Certa Contra o Trabalho Infantil, promovido sexta-feira passada, dia 17, em Porto Seguro, pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA), antiga DRT.

 

A juíza explica que nestes quase dois anos de aplicação do programa os resultados têm sido muito compensadores, pois houve redução de evasão e de falta às aulas nas escolas incluídas no programa.

 

Para ela, é importante levar para o dia-a-dia das pessoas as noções sobre Direito do Trabalho, Previdenciário, do Consumidor, e sobre as garantias fundamentais, ética e cidadania. ¿Temos um material de apoio que é bem motivador para as crianças, uma cartilha em quadrinhos com a Turma da Mônica¿, explica a magistrada, ressaltando a importância de se divulgar os direitos trabalhistas numa região onde os jovens entram cedo no mercado de trabalho em função da atividade turística da região.

 

O programa, criado pela Anamatra, foi implementado na Bahia pela Amatra5, sob a coordenação geral da vice-presidente da entidade, a juíza Soraya Gesteira. O grupo de trabalho de Porto Seguro está agora elaborando um Guia do Cidadão com dados sobre os órgãos públicos e sobre os direitos para ser distribuído nas escolas.

 

Ascom/TRT5 ¿ 22.10.2008