Estudantes de Direito da Ruy Barbosa conhecem instalações do TRT5

Carlos Eduardo de Almeida, diretor da Distribuição, conversa com os estudantes

 

 

Na manhã desta terça-feira um grupo com cerca de 15 estudantes do 7º semestre do curso de Direito da Faculdade Ruy Barbosa visitou as instalações do Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira, prédio das Varas do TRT5, no Comércio. A visita fez parte do projeto Conheça o TRT5, que acontece mensalmente na Justiça do Trabalho, promovido pela Escola Judicial.

 

O encontro foi iniciado às 9h, no auditório do prédio, com uma palestra proferida pelo juiz Paulo Temporal, titular da 16ª Vara do Trabalho e diretor do Fórum, que falou sobre o papel e o funcionamento da Justiça do Trabalho.

 

Depois, os estudantes foram levados ao térreo do prédio, onde conheceram as instalações do Serviço de Distribuição de Mandados Judiciais, Avaliação e Depósito (SDMAD), do Serviço de Distribuição de Salvador, da Coordenação Judiciária de 1ª instância e do Protocolo.

 

Os diretores de cada setor explicaram as atividades desempenhadas, além de apontar os desafios enfrentados no dia-a-dia no âmbito da Justiça do Trabalho. Ao final da visita, os estudantes assistiram a uma audiência na 37ª Vara do Trabalho para compreenderem o ciclo feito por um processo no TRT5.

 

Um dos estudantes, o funcionário público Fausto Mattos, vê na iniciativa do TRT5 uma oportunidade de outras pessoas conhecerem o órgão. ¿A Justiça do Trabalho presta um serviço muito importante à sociedade e é necessário que todos saibam como ela funciona¿, disse.

 

A visita ao TRT5 é aberta a todas as escolas e faculdades, bastando agendar com antecedência, por meio do telefone (71) 3319-7158. No mês de agosto, foram os estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Antonio Vieira que conheceram o Tribunal. ¿Quando a visita é feita por estudantes secundaristas, o que muda é a linguagem; nesse caso a gente fala sobre o funcionamento de uma forma geral¿, explica Carlos Eduardo de Almeida, diretor do Serviço de Distribuição de Salvador.

 

Ascom/TRT5 ¿ 21.10.2008