TRT5 começa a implantar o sistema nacional de apoio à Corregedoria

O TRT5 é um dos quatro regionais escolhidos que está implantando, de forma experimental, o Sistema de Apoio à Atividade Correcional (SAAC), projeto que pretende substituir, em médio prazo, o Boletim Estatístico, além de contar também com algumas informações administrativas. O projeto, coordenado pelo TST, decorreu de uma demanda da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho à Comissão de Avaliação de Projetos de Informática (Capi-JT), e tem por finalidade organizar e estruturar as informações para facilitar o trabalho.


 
Na Bahia, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, regionais do projeto-piloto, os dados dos sistemas judiciários e administrativos vão ser coletados diariamente e enviados ao TST. Uma vez no TST, os dados serão manipulados e disponibilizados pela ferramenta Business Objects (BO) para consulta dos gestores do TST e, posteriormente, estarão acessíveis para todos os magistrados do país.


 
De acordo com Cláudia Jorge, Diretora do Serviço de Tecnologia e Logística, da Secretaria de Informática (SI), dessa forma o TST pretende se utilizar de um instrumento mais eficiente para mapear a realidade da JT, conhecê-la melhor e se antecipar aos problemas decorrentes do desempenho de suas atividades. A diretora explica que a grande vantagem da utilização de ferramentas de inteligência de negócio é sua enorme versatilidade em manipular os dados, possibilitando ao usuário extrair as mais variadas informações sobre variados aspectos, além dos tradicionais relatórios estatísticos, de uma forma simples, intuitiva e interativa.


 
Outra característica relevante é a possibilidade do uso por gestores nos regionais, já que a ferramenta é acessada via ambiente web. O magistrado ou diretor de Vara do Trabalho poderá acessar as informações que estão sendo vistas pelos gestores do TST e também extrair relatórios.


 
Além da SI, estão envolvidos com o projeto a Secretaria de O&M, Serviço de Gerenciamento de Dados, Assessoria de Planejamento e Economia, Varas, Serviço de Pessoal, Serviço de Atendimentos Gerais, gabinetes, turmas e Juízo de Conciliação de Precatório. Todos indicaram representantes para que contribuam com o processo de análise dos itens do projeto e da logística de implantação.


 

Ascom/TRT5 ¿ 15.10.2008