TRT5 programa ações para a Semana de Conciliação

A Comissão do Movimento pela Conciliação no TRT5 iniciou os trabalhos com os magistrados que devem preparar as pautas para a Semana de Conciliação de 2008, que acontece de 1º a 5 de dezembro. Uma reunião com os desembargadores Marama Carneiro, Dalila Andrade, Nélia Neves e Adna Aguiar, representantes das Turmas e do Juízo de Conciliação do TRT5, e Paulino Couto e Vânia Chaves, além da juíza Léa Nunes, membros da comissão, definiu, no começo desta semana, a realização de audiências específicas para fomentar a conciliação na 2ª Instância.

 

Também ficou marcada uma reunião no próximo dia 24, às 11h, no auditório do Fórum do Comércio, com os juízes titulares das Varas do interior e da capital, a fim de envolver os magistrados da 1ª Instância no movimento. Outro compromisso já agendado é a Aula Especial que acontece na Escola Judicial no dia 17, das 09 às 12h, voltada para os estagiários do curso de Direito do TRT5 com o tema Técnicas de Conciliação Judicial Trabalhista. Os expositores da aula serão os integrantes da Comissão Permanente pela Conciliação, formada por juízes e desembargadores.

 

A Semana de Conciliação procura consolidar a busca de acordos como via preferencial na solução de conflitos trabalhistas. O evento apresenta números expressivos: em 2007, a Semana realizou 1.632 audiências e obteve 692 acordos, representando a liberação de R$ 10,4 milhões para pagamentos a trabalhadores com processos em diversas instâncias. O movimento acontece em todo o país e é estimulado pelo Conselho Nacional de Justiça.

 

ASCOM/TRT5 - 03.10.2008