TRT de Santa Catarina comunica o falecimento do seu presidente

Transcrevemos abaixo, comunicados sobre o falecimento do juiz-presidente do TRT/SC:  
 

"Comunicamos, com profundo pesar, o falecimento do juiz Marcus Pina Mugnaini, presidente deste Tribunal. Ele foi vítima de um enfarte fulminante, aos 59 anos, na manhã desta quarta-feira (24), em sua residência. Considerando a gravidade da notícia, a Administração resolveu suspender os prazos e audiências, em toda a jurisdição da 12ª Região, de hoje (24) até sexta-feira (26), resguardadas aquelas audiências que, a critério dos magistrados, sejam consideradas inadiáveis".

 

24.09.08
Fonte: Ascom TRT/SC

 

"O corpo do presidente do TRT/SC, juiz Marcus Pina Mugnaini, vai ser sepultado em Itajaí, no Cemitério Parque Crisântemos (Rodovia Osvaldo Reis, 2750), quinta-feira (25), às 16h. No final da tarde de quarta-feira (24), porém, os amigos puderam se despedir do magistrado: o corpo foi velado no saguão do TRT/SC, seguindo após para Itajaí.

 

O magistrado tinha uma ligação sentimental com Itajaí: foi titular durante nove anos na 2ª Vara do Trabalho e três de seus quatro filhos - Liliane, Marcus Vinícius e Paulo Henrique - moram lá. Luciana, a outra filha, mora em Rosário, na Argentina.

 

O juiz Marcus Pina era natural de Curitiba e ingressou na magistratura do trabalho em 1980. Antes disso, trabalhou como fiscal do trabalho. Como juiz substituto, atuou em Cricíúma, Caçador, Florianópolis e Tubarão. Em 1982, foi promovido a juiz titular na então Junta de Conciliação e Julgamento de Criciúma.

 

Em 1989, assumiu a titularidade da 2ª Vara do Trabalho de Itajaí, onde permaneceu por nove anos até sua promoção para juiz de 2º grau, em outubro de 1998. Atuou em 2003 como juiz convocado no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Antes de se tornar presidente do TRT/SC, chegou a ser corregedor, entre 2002 e 2003.

 

O juiz Marcus tinha três graduações no currículo: Engenharia Civil (1968, PUC-RS) Letras (1970, PUC-PR) e Direito (1974, UFPR). Além de magistrado, foi professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde lecionou as disciplinas Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Em 2005, pela mesma universidade, obteve o título de mestre com a dissertação ¿A ação rescisória trabalhista frente aos princípios processuais, à segurança jurídica e à (in)justiça¿.

 

 

25/09/2008
Fonte: Ascom TRT/SC