Vídeo-conferência da Escola Judicial teve 350 participantes

 

A Escola Judicial do TRT5 abriu hoje, dia 30, com sucesso, o seu Programa de Educação a Distância (EAD) com a vídeo-conferência Direito do Trabalho e Administração Pública, ministrada pela desembargadora Débora Machado. De Salvador, a magistrada falou para os 350 inscritos, entre eles advogados, em 22 municípios.

 

A aula presencial foi prestigiada pela vice-presidente do TRT5, desembargadora Ana Lúcia Bezerra, e pelos desembargadores Valtércio Oliveira, Vânia Chaves e Marama Carneiro (diretora da Escola Judicial), que abriu o evento. Também estiveram presentes os juízes Gilmar Carneiro, presidente da Amatra 5, e Rosimeire Fernandes, titular da Vara de Porto Seguro.

 

A tecnologia do Instituto Anísio Teixeira, da Secretaria de Educação do Estado, permitiu não apenas a interação entre os alunos e a expositora, que, dos auditórios localizados nos municípios, podiam tirar dúvidas e fazer comentários, mas também que outras pessoas acompanhassem a aula transmitida pelo link http://ead.sec.ba.gov.br/media.

 

A desembargadora Marama Carneiro comentou sobre seu entusiasmo em vencer distâncias entre os municípios baianos com os novos instrumentos de educação para capacitar juízes e servidores, sobretudo no interior do estado. A intenção da diretoria da Escola Judicial é desenvolver tecnologia própria para o EAD, ¿e para isso estamos tendo total apoio do presidente, desembargador Paulino Couto¿, comenta Marama Carneiro.

 

A conferência enfocou, entre outros temas, os entes públicos, as novas formas de contratações irregulares (concursos, terceirização, falsos estágios, cooperativas fraudulentas, nulidade e súmula 363), a causa de pedir, a natureza do vínculo e a competência, mudança de regime jurídico, novas alterações do FGTS, peças processuais dos municípios e nulidade contratual.

(Ascom TRT5 ¿ 30.06.2008)