Oficiais de Justiça discutem condições de trabalho

Na tarde desta sexta-feira, dia 25, cerca de 40 oficiais de justiça do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, tanto da capital quanto do interior, reuniram-se para formar uma Comissão Estadual que os represente. O objetivo da comissão é levar ao conhecimento da administração do tribunal as demandas e realidades de suas atividades. Na capital já existe uma comissão dos oficiais composta por cinco pessoas.


O evento, denominado 1° Fórum de Oficiais de Justiça Avaliadores, aconteceu na sala de aulas do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) e contou com a presença de representantes do departamento, bem como da Secretaria de Recursos Humanos (SRH). No final, foram eleitos os integrantes da comissão estadual e, para melhor articular a categoria, foi criado um grupo de discussão mediante o qual os oficiais poderão estar sempre em contato (oficiaistrt05@yahoogrupos.com.br).


Segundo Jaqueline Rocha Silva, diretora do Serviço de Distribuição de Mandados Judiciais, Avaliação e Depósito (SDMAD), que semanalmente se reúne com a comissão da capital, o fórum era uma demanda antiga dos oficiais, principalmente no que se refere à formação da comissão, visto que as realidades da capital e do interior são diferentes. "É importante que esses encontros aconteçam para que haja uma troca de experiências, o que vai contribuir para melhorar a atuação deles", disse ela.


Dentre as demandas levantadas, uma das mais debatidas foi a indenização de transporte, principalmente relacionada às condições de trabalho dos oficiais do interior, face às longas distâncias percorridas e à degradação das estradas. Foi discutido o estabelecimento de critérios para que essa indenização seja feita de acordo com as especificidades do trabalho de cada oficial. A reunião abordou ainda questões de saúde e de segurança do oficial em diligência, além da qualificação e da aposentadoria especial.
(Ascom TRT5 - 25.04.2008)