Portal do Tribunal tem novo endereço: www.trt5.jus.br

A partir desta sexta-feira, dia 28 de março, o portal do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) passa a ser acessado pelo endereço http://www.trt5.jus.br/ . A mudança para o domínio ".jus.br" atende determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que exigiu a padronização de todos os endereços eletrônicos do Poder Judiciário. O site continuará, por enquanto, sendo acessado pelo endereço já conhecido, que utiliza o ".jus.br", mas haverá redirecionamento para o novo domínio.


O objetivo da mudança é garantir a uniformidade do domínio do Poder Judiciário brasileiro. De acordo com a Resolução nº 45 de 17 de dezembro de 2007, que estabele as regras para a mudança, a medida serve para garantir ao cidadão o acesso às informações de forma precisa, sem a necessidade de conhecer as ramificações e particularidades do Judiciário.


A resolução também prioriza a segurança no universo virtual ao determinar que o uso da DNSSEC - tecnologia utilizada por instituições financeiras para garantir a inviolabilidade de seus sistemas - seja obrigatória dentro de todo o domínio ".jus.br". Baseado no sistema de criptografia de chaves públicas, essa tecnologia reduz o risco de manipulação de dados e informações, possibilitando uma modalidade mais rigorosa de reconhecimento de nomes de usuários.


Certificados - Os certificados digitais emitidos por autoridades certificadoras vinculadas à AC-JUS e com o antigo domínio (".jus.br") poderão ser usados até o seu prazo final de validade. Na renovação, eles passarão a fazer uso do novo domínio do Judiciário, sendo emitidos com o endereço da AC-JUS.jus.br.


Para aderir a essa mudança, o Tribunal baiano seguiu um cronograma traçado internamente, tendo realizado a implementação das ferramentas e adaptações necessárias no servidor. Após os testes, houve o registro do novo endereço no Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto (NIC-BR), organização responsável pela gestão da internet no Brasil. O NIC-BR é quem faz a verificação das exigências técnicas de segurança para os nomes dos domínios.

 

E-mails - Os e-mails dos servidores e magistrados do TRT5 continuam com o mesmo domínio (".jus.br"). A Secretaria de Infomática estuda formas de redirecionamento do domínio e qualquer modificação será comunicada a todos.
(Ascom TRT5 - 28.03.2008)