Praça Unificada se consolida dentro do Projeto Leiloar do TRT

 

Dos 211 processos levados à Praça Unificada que aconteceu nesta segunda-feira no Fórum do Comércio (foto) , cerca de 94 acabaram sendo solucionados -  54 encontraram arrematantes e 40 foram sustados, a grande maioria destes por acordos entre as partes, aponta levantamento preliminar dos organizadores.  Na arrematação, obteve-se R$ 1,4 milhão, volume maior que os R$ 963,6 mil arrecadados na primeira edição do evento, ocorrida no dia 13 de fevereiro passado.


O resultado foi um grande sucesso não somente pelos valores movimentados, mas também se comparado com a pouca visibilidade e movimentação que as praças possuíam quando eram realizadas por cada Vara do Trabalho individualmente. A integração ao Projeto Leiloar, que reúne diversos lotes e divulga maciçamente os pregões, modificou totalmente a forma de finalizar as execuções no TRT5.


Mediante o Projeto, houve aumento não só das arrematações, como as partes envolvidas nos processos também se mobilizaram buscando realizar acordos e remições, de forma a evitar a perda dos bens penhorados. Esse, segundo a juíza Adriana Nico, supervisora do Leiloar, é o resultado mais interessante, conduzindo à solução dos processos e realizando a efetividade da Justiça.


Desde a implantação do Projeto Leiloar, em 2007, 2.458 pessoas físicas e jurídicas se cadastraram para participar como licitantes, demonstrando que os eventos já têm uma imagem positiva como oportunidades de se fazer bons negócios. A Praça desta segunda-feira, por exemplo, além de ofertas interessantes, como imóveis bem equipados no Chame-chame, em Itapoan e no Itaigara, permitiu aos participantes preços mais vantajosos do que o mercado apresenta.


O próximo evento do Projeto Leiloar será o megaleilão dos dias 27 e 28 de março, quinta e sexta-feira, no Auditório Xangô do Centro de Convenções da Bahia, a partir das 8h30. Nos dias 3 e 4 de abril, o Centro Cultural Adonias Filho, em Itabuna, sediará um evento do gênero. Em abril também haverá, no dia 23, nova Praça Unificada no Fórum do Comércio.


 

(ASCOM/TRT5 - 17.03.2008)