Mulher: sobrecarga de trabalho pode causar ansiedade e depressão

Dra. Márcia Lerner: atenção para a qualidade de vida

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região homenageia magistradas e servidoras com algumas reportagens que mostram o trabalho delas e contam um pouco de suas vidas.

 

Cuidar da alimentação, reservar tempo para o lazer e investir em qualidade de vida são os conselhos oferecidos pela médica Márcia Lerner, diretora-adjunta do Serviço de Saúde do TRT5, para as magistradas e servidoras da Casa. Ela, que trabalha no TRT5 há 15 anos, tendo sido a primeira mulher daquela unidade, explica que a sobrecarga de trabalho feminina, já que as mulheres acumulam normalmente o trabalho com os afazeres domésticos, pode trazer transtornos psicológicos.

 

Segundo a médica, a grande quantidade de afazeres pode causar nas mulheres depressão, ansiedade e estresse. A menopausa é outro fator que favorece o surgimento das patologias. Para ela, quando há um cuidado maior com a saúde, esses danos podem ser minimizados. "Por isso é muito importante a mulher se cuidar e procurar um médico com freqüência", recomenda.

 

As servidoras do TRT às vezes se queixam de dores osteomusculares e, quanto a isso, Márcia recomenda que se busque o Serviço de Saúde do Tribunal para receber a orientação adequada. A médica indica ainda outros cuidados a serem tomados no dia-a-dia, como o combate ao sedentarismo, controle do peso por meio de educação alimentar e investimento em horários para cuidados com o corpo e com a família. "É importante ter um bom ambiente familiar para não adoecer", sugere.

 

A médica busca, ela mesma, seguir este receituário. Mãe de três filhos adultos, ela está sempre buscando uma forma de se distrair nas horas vagas. "Sempre vou ao cinema ou procuro outros passeios leves para fazer durante o final de semana", comenta.

 

(Ascom TRT5 - 07.03.2008)