Curso de oratória prepara servidores para apresentação em público

As aulas  foram ministradas no DDRH pela fonoaudióloga Débora Brum

 

Terminou no final da tarde de hoje, dia 22, o primeiro curso de oratória promovido pelo DDRH para servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), uma das modalidades de aperfeiçoamento da comunicação promovida pela empresa gaúcha Comunicativa Fonaudiologia Empresarial. Formalmente chamado de Comunicação Assertiva, o curso, como o próprio termo já indica, visa aperfeiçoar em indivíduos que têm contato constante com o público a sua capacidade de articulação das idéias através da fala, isto é, a sua habilidade e segurança em levar às pessoas, de maneira correta, seus pensamentos.


Com 16 horas de duração, o curso, ministrado desde ontem no auditório do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) pela fonoaudióloga Débora Meurer Brum, contou com a presença de 14 servidores convocados pela unidade. De acordo com a chefa do DDRH, Cristiane Lobo, a prioridade foi oferecer o treinamento principalmente para pessoas envolvidas com atividades de instrutoria interna. São funcionários freqüentemente requisitados para dar entrevistas ou ministrar palestras e treinamentos acerca de questões internas do Tribunal.


A idéia do curso, surgida após levantamento das necessidades de treinamento que vem sendo feito junto a servidores e das principais atividades realizadas em outros regionais, integra o plano de capacitação previsto para os próximos dois anos. Ao lado dele estão atividades como treinamentos para a elaboração e conferência de cálculos, cerimonial e protocolo, formação de mestres de cerimônia, informática básica, dentre outros escalados de acordo com a necessidade específica de cada setor do TRT.


O curso, que instruiu inclusive como deve ser o contato visual e a postura de um orador diante da platéia, consistiu em apresentações teóricas e, sobretudo, práticas de técnicas para o aperfeiçoamento da voz, expressão corporal, linguagem, objetividade e clareza na fala, além da organização do discurso e desempenho em sala de aula.


Na fase inicial, todos os participantes passaram por uma avaliação básica por meio de registro em vídeo, pelo qual foram observadas características como a desenvoltura ao se apresentar, velocidade da fala, entonação e sotaque. A partir das imagens, a instrutora pôde tecer a evolução de cada um, dando-lhe as instruções mais convenientes para o melhoramento da comunicação. A nova turma, que novamente deve ter no máximo 14 participantes, será formada em breve, após avaliação, com posicionamento dos participantes, da contribuição dada pela primeira edição do curso.


Tendência - A instrutora Débora Brum, que desde 2002 atua como consultora na área de comunicação humana, conta que hoje é demanda cada vez mais freqüente por parte de empresas e executivos a busca pelo aperfeiçoamento da oração. "A maneira como as pessoas falam atinge diretamente a imagem da instituição a qual elas pertencem", completa ela, ressaltando o peso que passou a ser dado à comunicação como elemento fundamental de marketing pessoal e institucional.


De acordo com a fonoaudióloga, que presta treinamentos, palestras e consultorias desse tipo para diversas empresas e organizações, inclusive o Tribunal do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT4), muitos advogados e executivos têm solicitado esse tipo de serviço (fonoaudiologia empresarial). O coaching, oferecido por uma espécie de personal trainer da fala, é o mais procurado, pois consiste num trabalho individualizado, aplicado em correspondência com as necessidades pessoais de cada profissional.

 

(Ascom TRT5 - 22.02.2008)