TRT5 distribui calendário ecológico a partir de hoje

Todas as unidades do TRT5 poderão conferir, a partir de hoje, as impressões de sete servidores da casa sobre a natureza e a responsabilidade ambiental, registradas nas doze fotografias do Calendário 2008 da Corte. O material será distribuído pelo Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) e já chama a atenção pelos registros tocantes de paisagens da Chapada Diamantina, do Sertão da Bahia, do Maranhão, do Rio Grande do Norte e de Salvador.

 

No total são doze fotografias em preto e branco dos servidores Ana Clara Vinhas, André Liberato, Eduardo Parada, Edvandro Silva Souza, Edithe Bruni Teixeira, Evaldete da Rocha Profeta e Franklin Carvalho. Além de vencerem o concurso de fotografia amadora para integrarem o impresso, os servidores participantes têm em comum o interesse em preservar os recursos naturais nas atitudes que tomam em seu dia-a-dia, seja fazendo coleta seletiva do lixo como Edvaldo, ou reciclando papel como Ana Clara.

 

A sensibilidade para com as paisagens naturais também marca os participantes do concurso. Edvando Souza, do Serviço de Atendimentos Gerais (SAG), por exemplo, explica que tem o mar como foco principal de sua lente. Ele conta que fez a fotografia "Jangada na areia" em uma viagem de férias pelas praias do Nordeste. Quando ficou sabendo do concurso, resolveu inscrevê-la, considerando que o mar remete a uma certa tranqüilidade e reflexão que não existe na rotina das cidades.

 

Eduardo Parada, lotado na Seção de Materiais Permanentes, pensa da mesma forma quanto à tranqüilidade que o mar garante. No calendário, ele participa com as fotografias "Barcos na maré baixa" e "Lagoa do Genipabu". Esta última, para ele, tem bastante relação com a preservação do meio ambiente, visto que mostra a vegetação de uma área ainda não degradada pelo homem.

 

Diferentemente de Edvando e Eduardo, a servidora Ana Clara Vinhas, da Secretaria Especializada em Dissídios Individuais, viajou exclusivamente para fazer as fotos para o concurso. Como cenário, ela escolheu um hotel fazenda da cidade de Amélia Rodrigues. Na oportunidade da plantação de uma muda, juntamente com seus filhos, fez as duas fotografias que foram escolhidas para o calendário: "As crianças aprendem com exemplos" e "Revolvendo hábitos".

 

Consumo Consciente - O Programa Consumo Consciente, do DDRH, terá prosseguimento com novas campanhas que promoverão a discussão sobre o consumo praticado no cotidiano de cada trabalhador do Regional, a exemplo do consumo de água, e a separação de lixo com vistas à reciclagem

(Ascom/TRT5 - 11.02.2008)