Ouvidoria resolveu mais de 3 mil solicitações em 2007

"Adotar a informalidade como tônica na busca das soluções". Esse é o lema da Ouvidoria do TRT5, que no ano de 2007 conseguiu resolver 78% das 4.001 manifestações recebidas - 3.108 casos, sendo o restante encaminhado para outras unidades. O dado é do relatório anual divulgado pelo órgão recentemente, que quantifica os pedidos de informações, esclarecimentos de dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e denúncias apresentados pelos usuários do Tribunal no decorrer do ano passado.

 

A maior parte das manifestações registradas (55%) referiu-se a pedidos de informações sobre concursos realizados, andamentos processuais, estrutura e funcionamento do TRT5, registro de reclamações trabalhistas, dentre outros. Em segundo lugar ficaram as reclamações (35% do total das manifestações), relacionados ao cumprimento de diligências pelas secretarias das varas, prolação de decisões, elaboração de cálculos, cumprimento de mandados judiciais e dificuldade de acesso a informações via internet.

 

Também foram anotadas queixas contra a demora para autuação de recursos na 2ª Instância, falta de cobrança de processos em poder de advogados por longos períodos, pedidos de desarquivamentos de autos não atendidos, dificuldade para recebimento de bens arrematados em leilões, problemas nas tabelas de atualizações disponíveis no site e atendimento dispensado por parte de servidores, entre outros.

 

Graças à intervenção da Ouvidoria, em 2007 foram resolvidos 71 processos que estavam com cálculos atrasados, 127 com sentenças/acórdãos com prazos vencidos, 50 com despachos atrasados, 15 com mandados judiciais fora do prazo e 118 processos com atrasos para cumprimento de diligências pelas Secretarias das Varas. A Ouvidoria também registrou sugestões (2% das manifestações) que foram direcionadas aos setores competentes para análise.

 

Os elogios recebidos, num total de 131, foram enviados pela Ouvidoria setores e servidores para ciência. Quanto às denúncias encaminhadas (3% das comunicações), quase a totalidade dos casos narrados diziam respeito a assuntos que fugiam da competência do TRT da 5ª Região, sendo os manifestantes orientados a levá-las aos órgãos competentes para a devida apuração.

 

Aumento - Houve um aumento de 86% no número de manifestações recebidas em relação a 2006, ano que teve um total de 2.155 demandas registradas. O portal on-line do Tribunal e a utilização de e-mails foram os canais de comunicação mais utilizados por quem se dirigiu à Ouvidoria. Com um link em destaque para a Ouvidoria, o site pôde certamente despertar a curiosidade e o interesse de um número maior de manifestantes. Somente este meio foi responsável por 64% das manifestações recebidas.

 

As manifestações recebidas através do e-mail ouvidoria@trt5.jus.br  (que independe do serviço de envio pelo site) ocuparam o segundo lugar, sendo responsáveis por 30% do total. Um fator que contribuiu para isso foi o redirecionamento de um grande número de mensagens recebidas pela Ascom (Assessoria de Comunicação) e pela Presidência do TRT para aquele setor. As manifestações recebidas através do atendimento direto ao balcão foram responsáveis por 3% do total anual.

 

Mais da metade das manifestações registradas no ano de 2007 foi feita pelas partes envolvidas nos processos trabalhistas. Servidores do TRT foram responsáveis por 2% (dois por cento) das manifestações. Nestes casos, foram registrados pedidos de agilização de processos administrativos, melhores condições de serviço, sugestões de alterações no SAMP, formulários etc.

 

(Ascom TRT5 - 08.02.2008).