Curso para calculistas chega à reta final

Adriano (de pé) tira as dúvidas dos colegas

 

Terminam na próxima sexta-feira, dia 14, as aulas do módulo Prática Supervisionada de Cálculo para a última turma do Curso de Formação de Calculistas, promovido pelo Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH). O módulo encerra a edição deste ano do curso, iniciado em junho, com o objetivo de formar servidores para os cálculos de processos. As aulas foram ministradas pelos calculistas Carlos Alberto Paes Marques, Adriano Menezes Brito, André Luis Silva Rodrigues e Cláudio Ribeiro de Lima.


Composto por mais quatro módulos teóricos Legislação Trabalhista, Elaboração de cálculos, Noções Básicas de Execução e Execução para Calculistas,  o curso teve também o objetivo de popularizar entre os servidores o sistema único de cálculos do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O programa uniformiza e agiliza os procedimentos de cálculo de indenização e débitos trabalhistas, diminuindo o tempo da prestação do serviço jurisdicional.


Depois do aprendizado das principais noções teóricas, os quarenta participantes do curso, divididos em dez turmas, puderam, na prática, analisar diversos processos ao lado dos instrutores que o acompanharam. Também ministraram aulas os juízes Haroldo Barbosa, que abordou a Legislação Trabalhista, e Marcos Vitório, dando noções básicas de execução.


Previdência - O curso deste ano se iniciou com 60 alunos, chegando ao final com 40 deles. De acordo com Carlos Alberto Paes Marques, calculista que coordena todo o treinamento, os servidores que permanecerem até o final saem com todas as noções de cálculos, estando todos aptos a operar o sistema unificado, que em breve se chamará E-Calc. Essa nova ferramenta, que deverá ser adotado pelo TRT5 até junho de 2008, funcionará totalmente na internet, estando interligado ao banco de dados da Previdência. No ato do cálculo o INSS ficará automaticamente ciente, informando para o usuário, pelo próprio sistema on line, os valores solicitados, registrados na Previdência.


A próxima edição do curso de calculistas deve acontecer no próximo ano, mas não tem ainda data marcada. Poderão participar não só os que atuam na área de cálculos, mas qualquer servidor que busque se habilitar no cálculo trabalhista. (Ascom TRT5 - 7.12.2007)