Trabalho, Justiça e Cidadania reduz evasão escolar em Porto Seguro

A implantação do programa Trabalho, Justiça e Cidadania nas escolas municipais de Porto Seguro produziu resultados excepcionais entre os cerca de 10 mil estudantes do sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A motivação e o entusiasmo dos jovens pelo tema dos direitos dos trabalhadores puderam ser vistos nas apresentações realizadas durante a culminância do programa, nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Convenções de Porto Seguro. Dentro das escolas, o interesse em conhecer e discutir os direitos da cidadania reduziu os índices de faltas e de evasão escolar, na medida em que os jovens passaram a freqüentar mais as salas de aula.

 

Segundo a coordenadora do programa em Porto Seguro, a juíza do Trabalho Rosemeire Fernandes, o alto grau de envolvimento dos estudantes se deve principalmente ao fato de que o conteúdo do programa está relacionado com o dia-a-dia desses jovens trabalhadores, que geralmente trabalham de dia e estudam à noite. Outro fator fundamental foi a visita de magistrados, advogados e delegados às escolas para discutir diretamente com os alunos. ¿Os jovens se sentiram valorizados enquanto cidadãos. Isso resultou em mudança de atitudes dos alunos, que passaram até mesmo a valorizar o próprio equipamento da escola¿, afirma a juíza.

 

Nas apresentações realizadas pelos alunos durante todo o dia 1º, a emoção foi marcante.  Foram cartazes, filmes, danças, dramatizações, poemas, instalações, jograis, paródias e músicas, escolhidos dentre os melhores trabalhos apresentados durante as culminâncias realizadas em cada escola. No rosto dos jovens, a alegria e a emoção de poder mostrar aquilo que aprenderam e que vão levar como ensinamento para a vida. ¿Os trabalhos apresentados mostraram que tudo valeu a pena. A união dos esforços de todos os parceiros, integrantes da Liga da Justiça, equipe da EJA, professores, diretores e coordenadores das escolas resultou num lindo trabalho de cidadania¿, comemora a juíza.

 

Durante a culminância, o presidente da Amatra 5 (Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região), juiz Gilmar Carneiro, e Rosemeire Fernandes entregaram um título honorífico de gratidão aos parceiros do programa, entre os quais a Veracel, a Expresso Brasileiro, o IBEC, a OAB ¿ Sub-seção de Porto Seguro, a Secretaria Municipal de Educação, Sebrae, Viação Cidade de Porto Seguro, Mundaí Transportes, Rotary Clube, Escritório MCS Advogados, Reylux Materiais de Construção e Rádio 88 FM. Cada escola também recebeu um certificado de implantação do programa. ¿O Trabalho, Justiça e Cidadania ganhou um lugar especial nas escolas e no coração de todos os professores e alunos da rede municipal de ensino de Porto Seguro¿, afirmou a juíza.

 

Nos próximos dias, será realizada uma reunião para avaliar o programa em 2007 e formular o planejamento para a continuidade em 2008. A intenção é formular uma proposta de trabalho a ser levada à Secretaria de Educação, que possa sedimentar o TJC nas escolas onde foi aplicado e expandi-lo para os colégios estaduais de nível médio, onde existem muitos alunos-trabalhadores. Existe também a sugestão de se levar o programa para a cidade de Cabrália, próxima a Porto Seguro.

(Fonte: Ascom da Amatra5)