90% de comparecimento no 1º dia da Semana de Conciliação

 

As 39 varas da Capital produziram até as 16h30 desta segunda-feira, dia 3,  primeiro dia da Semana da Conciliação na Justiça do Trabalho, acordos em 73 processos, que resultaram no pagamento de R$ 537 mil aos trabalhadores envolvidos. Das 201 audiências designadas para Salvador, 180, cerca de 90%, foram realizadas. Para os organizadores, a participação voluntária das partes demonstra o interesse em superar conflitos e projeta uma perspectiva animadora para o evento na Bahia.

 

Os dados divulgados não consideraram ainda as informações do primeiro dia no interior e no Juízo de Conciliação de 2ª Instância, cujos resultados só serão consolidados nesta terça-feira, dia 4. Devido à necessidade de envio de dados para o Conselho Nacional de Justiça, que organiza a Semana, até as 17 horas, o Serviço de Gerenciamento de Dados do TRT5 não incluiu estas unidades em seu relatório.

 

Um outro ganho considerável para o movimento foi a grande visibilidade nos meios de comunicação de Salvador. Segundo o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra 5), juiz Gilmar Carneiro, a imprensa compreendeu bem o apelo da campanha, que é dar novas alternativas ao jurisdicionado, à sociedade e ao próprio Judiciário, com menos processos a congestioná-lo. O magistrado, que participou de entrevistas à TV, jornais e rádios nos últimos dias, mostrou-se bastante otimista com a divulgação da cultura da conciliação junto à sociedade.

 

Negociação - Na 35ª Vara do Trabalho de Salvador, ontem à tarde, o advogado César Vivas informou ter obtido êxito em 60% das audiências das quais participou na Semana de Conciliação de 2006. Às 13h40, já comemorava o segundo acordo em três audiências na edição 2007 do programa. "É mais fácil negociar quando o processo está na fase de execução, com alguma penhora de móveis ou imóveis ou com o Bacen-Jud, quando o dinheiro já está à disposição do juiz", reconheceu. O advogado acredita, porém, que o acordo também tem vantagens para as reclamadas. "Há renúncias das duas partes", avaliou.

 

A juíza Maria Elisa Costa Gonçalves, titular da 30ª Vara de Salvador, antes do início da audiência, também na tarde de ontem, deixou as partes à vontade para analisarem os autos e terem uma conversa preliminar. Ao final dos trabalhos, ela observou a importância daqueles que comparecem para negociar serem flexíveis. Apesar de admitir as dificuldades naturais desse trabalho de convencimento, a magistrada já planeja incluir diariamente dois processos extras para este tipo de negociação após a Semana de Conciliação.

 

Nos próximos dias 5 e 6, quarta e quinta, as turmas, na segunda instância, terão pautas especiais de conciliação. Durante toda a semana, magistrados e servidores estarão de plantão no Balcão de Informações, na sobreloja do Fórum do Comércio, orientando as partes sobre as vantagens obtidas na composição. O movimento prossegue no Regional até a próxima sexta-feira, dia 7.


 

Ascom TRT5 - 03/12/2007