Magistrados e advogados levam sugestões à administração


Encontro com magistrados promovido pela Amatra 5

 


Dirigentes da Abat visitam o presidente do TRT5

 

O presidente do TRT5, desembargador Paulino Couto, iniciou formalmente na sexta-feira, dia 30 de novembro, o diálogo com as entidades representativas de duas importantes categorias profissionais do Tribunal, a Amatra 5 (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região) e a Abat (Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas) abrindo espaço para a participação de ambas na sua gestão.


Na reunião com os magistrados, que aconteceu pela manhã no auditório do Fórum do Comércio, ele debateu com diretores e associados da Amatra 5, dentre outros assuntos, os projetos da criação de dez cargos de desembargadores, em trâmite no TST, a ampliação do quadro de servidores, em apreciação no Congresso Nacional, e a Semana de Conciliação, que começa na segunda-feira, dia 3.


Na reunião, que aconteceu a convite da Amatra 5, os magistrados dirigiram reivindicações aos desembargadores da mesa diretora do Tribunal, representada, além do presidente, pela vice-presidente Ana Lúcia Bezerra, pelo corregedor em exercício Raymundo Pinto e pela vice-corregedora em exercício Vânia Chaves.


A juíza Adriana Silva Nico, encarregada do Projeto Leiloar, aproveitou a ocasião para falar sobre a continuidade dos megaleilões, solicitando o engajamento dos colegas na viabilização da idéia. O juiz Gilmar Carneiro, presidente da Amatra 5, por sua vez, comentou a respeito do gargalo em que se transformou a execução de processos e defendeu que a Associação declare 2008 como "O Ano da Execução", desenvolvendo atividades para agilizar a solução de processos nesta fase.


O desembargador Raymundo Pinto manifestou o interesse de fazer sondagens a respeito da saúde dos magistrados, que sofre impactos devido à alta carga de trabalho. Ele também relatou que, a pedido dos diretores de varas, tem debatido com o presidente Paulino Couto a possibilidade de ser estabelecido um horário de trabalho interno das varas, sem atendimento no balcão, como acontece em alguns regionais. O magistrado destacou que os advogados seriam consultados a respeito.

 

ABAT - No final da tarde, o presidente Paulino Couto recebeu a comissão de dirigentes da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (Abat) em seu gabinete, e tratou, dentre outros temas, da questão do horário interno. A presidente da entidade, a advogada Magda Teixeira, e os demais diretores que compareceram ao encontro - César Vivas, Jorge Lima, Adilson Castro, Mirella Possídio e Carlos Alberto Tourinho - comprometeram-se a levar o assunto para ser debatido pela categoria. O Dr. Paulino, por sua vez, ficou de consultar os magistrados da primeira instância sobre a possível concentração dos horários das audiências das Varas de Salvador em um único turno.


A visita ao desembargador-presidente foi uma iniciativa dos representantes da Abat, com objetivo de dar início a uma relação de parceria entre a entidade e a nova Administração do TRT5. (Ascom TRT5 - 30/11/2007)