TJC: alunos do Anísio Teixeira dão aula de cidadania

 

 

Os estudantes do Colégio Estadual Anísio Teixeira (foto), do bairro da Caixa D'Água, em Salvador, deram uma aula de cidadania na tarde desta terça-feira, dia 27 de novembro. Utilizando encenações, jograis, músicas e poesias, os alunos abordaram os direitos e deveres do trabalhador, bem como principais dificuldades encontradas pelo cidadão no mercado de trabalho no Brasil. 

 

As apresentações são resultado da implantação no colégio do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, parceria entre a Amatra 5, Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (Abat), Ministério Público do Trabalho e o TRT5, com o objetivo de divulgar os direitos do trabalhador e do cidadão junto às instituições de ensino. O programa vem sendo realizado este ano em 16 escolas estaduais de Salvador, além das escolas municipais de Porto Seguro, no sul da Bahia.

 

Os estudantes falaram sobre questões como jornada de trabalho, carteira de trabalho, adicional noturno e de insalubridade, 13º salário, férias, meio ambiente do trabalho, trabalho infantil, trabalho escravo, bem como o papel dos sindicatos e da Justiça do Trabalho. O preconceito contra a trabalhadora grávida foi tema de uma encenação que mostrava as dificuldades enfrentadas pela mulher gestante no mercado de trabalho.  "Eu aprendi muito sobre os direitos da mulher, especialmente sobre licença maternidade e a estabilidade da gestante", afirmou a estudante Taís Ferreira de Souza.

 

O programa foi implantado em 15 turmas da escola, nos turnos matutino, vespertino e noturno, envolvendo nove professores e cerca de 600 alunos. Para a coordenadora do projeto, professora Cláudia Sampaio, os alunos estão mais conscientes sobre os direitos do trabalhador e do cidadão, passando a atuar como multiplicadores desses conhecimentos em sua família e na sua comunidade. A expectativa da professora é ampliar o programa para toda a escola no próximo ano, alcançando cerca de 2 mil estudantes. "O interesse demonstrado pelos alunos em relação à Cartilha do Trabalhador mostra que podemos alcançar todo o universo da escola", afirma.

 

A coordenadora do programa na Bahia, juíza Soraya Gesteira, está entusiasmada com os resultados obtidos até agora, pois os estudantes e professores mostram-se engajados na proposta. "O programa ganha cada vez mais adeptos, pois tem como foco a educação para a cidadania. E nós sabemos que só a educação é capaz de transformar a sociedade", afirma a juíza, que já começou a mobilizar juízes, advogados e procuradores para o encerramento do programa Trabalho, Justiça e Cidadania, a ser realizado no dia 18 de dezembro, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, durante todo o dia. O evento terá apresentações de trabalhos dos alunos das 16 escolas envolvidas no projeto sobre temas relativos à Cartilha do Trabalhador.

 

(Ascom Amatra 5 - 29/11/2007)