Vara de Valença tem nova sede

 

 

A partir desta segunda-feira, dia 5, a Vara do Trabalho de Valença passa a funcionar em nova e espaçosa sede, o Fórum Dalmo de Araújo Góes, que possui salas especiais para audiências, gabinete do juiz, distribuição, execuções, depósito, copa e arquivo, além de áreas destinadas ao posto bancário e à OAB local.

 


Para conforto dos usuários, o edifício dispõe também de uma espaçosa sala de espera e de um estacionamento amplo e acessível, adaptado aos portadores de necessidades especiais. A inauguração do novo prédio, que foi criado para abrigar duas secretarias, já prevendo um possível aumento na demanda processual daquela jurisdição, se deu na manhã desta quarta-feira, dia 31, e contou com a presença do presidente do TRT5, desembargador Roberto Pessoa, e de muitas autoridades do meio jurídico.

 


A nova sede ocupa uma área de 650m², doada por Jacy Magalhães, pai do juiz do Trabalho Fabrício Porto Magalhães, e está situada ao lado da sede da Justiça estadual, na Rua dos Jequitibás, s/nº, Bairro Novo Horizonte. A construção envolveu recursos de aproximadamente R$ 1,5 milhão e, para o funcionamento da Vara, foi instalado um moderno sistema de informática, que é o mais bem estruturado do Regional baiano.

 


O presidente Roberto Pessoa disse, em seu discurso na inauguração, que quando atuou como corregedor, no biênio 2003-2005, pôde constatar o estado precário das antigas instalações da vara e que ficou ainda mais tocado quando os funcionários solicitaram uma solução já no começo da sua gestão à frente da Presidência. Ele elogiou a postura da presidente da vara, juíza Renata Gaudenzi, que não mediu esforços para, junto com a administração do Regional, dotar aquela unidade de uma sede digna.

 


O desembargador lembrou o nome de todos os magistrados que presidiram a antiga Junta de Conciliação, depois Vara de Valença - Dalmo Góes, Ronald Amorim, Raymundo Figueirôa, Augusto Magalhães, Dulce Souza, Sônia França e Washignton Dilson - além do primeiro diretor, Guildo Magalhães, que empresta o nome à sala da atual secretaria.  Ele também reconheceu o empenho dos servidores que trabalharam na edificação do novo prédio, principalmente os responsáveis pelo Departamento de Obras.

 


Já o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra 5), juiz Gilmar Carneiro, elogiou o fato de a nova sede oferecer um atendimento digno à população "sem, contudo, pecar pela ostentação e pelo desperdício". O presidente da Seção Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Saul Quadros, por sua vez, reconheceu o trabalho da juíza Renata Gaudenzi e enalteceu os presidentes que se sucedem à frente do TRT5, dizendo que essa Justiça especializada pode se orgulhar da sua produção e servir de exemplo para o Judiciário.

 


 Muito emocionada, a juíza Renata Gaudenzi falou das necessidades daquela jurisdição, lembrando que a origem da Vara de Valença se confunde com a do próprio Regional, pois ambos foram instalados conjuntamente em 1958, sendo aquela unidade uma das primeiras na 5ª Região.  Ela agradeceu o apoio recebido da administração do TRT e da prefeitura de Valença, dirigindo-se pessoalmente ao prefeito Cláudio Queiroz, presente ao evento.

 


A instalação da nova sede foi marcada pela inauguração de uma galeria de fotos dos ex-presidentes da Vara e da Sala Jacy Magalhães, destinada à Subseção Valença da OAB, presidida pelo advogado Fabiano Soares, que compareceu à solenidade. Também foi destaque a presença de vários desembargadores do TRT5, do vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sinésio Cabral, do deputado federal Jairo Carneiro e de juízes trabalhistas de primeira instância, além dos procuradores do Trabalho Séfora Graciana Char e Bernardo Ribeiro. Compareceram ainda advogados, servidores e representantes da comunidade. (Ascom TRT5 - 31/10/2007)