SI define estratégias para enfrentar demandas das varas

 

No primeiro semestre deste ano a Secretaria de Informática do TRT5 observou um aumento de 54% no volume de tramitações eletrônicas em relação ao mesmo período do ano passado. A previsão é de que esta base cresça em torno de 20% até o final de 2007, alcançado cerca de 70 milhões de tramitações.

 

A partir desses números, a direção da Secretaria avalia que, se a oferta de novos serviços - como o e-DOC, e-JUS, CPE, novo boletim estatístico, divulgação de documentos, certificação digital e outros -, resolve antigos problemas da atividade jurisdicional, exige também permanente investimento em equipamentos e manutenção, de forma a evitar travamentos e manter o bom funcionamento em cada unidade do TRT. Diariamente as chefias e os técnicos da SI mantêm contatos com diretores de varas e planejam estratégias para fazer frente às novas demandas.

 

Para melhoria do sinal de rede no Fórum do Comércio, por exemplo, já foram realizados a alteração de endereços IP, conforme o Projeto Nacional de Rede do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a criação de novas redes internas (VLANs), os testes de sinal das antenas (APs) e a consultoria com técnicos da Siemens/Enterasys. A SI também providenciou o aditivo de contrato para aumento de densidade de antenas, permitindo ajuste em virtude do aparecimento de novas barreiras de sinal, entre as quais a realocação de armários, o grande volume de processos e a quantidade de pessoas que circulam pelo prédio.

 

Ainda naquele fórum estão previstas para o mês de julho a instalação do software de análise de riscos, desenvolvido pelo CSJT, e a substituição do servidor de e-mail com conexão ao storage, garantindo maior segurança, aprimoramento dos backups e o aumento da caixa postal. Em agosto, a sede das varas da Capital receberá a instalação do wireless switch, equipamento também ligado à infra-estrutura da rede que permite um monitoramento do sinal das antenas instaladas e o aumento da segurança das informações que são transmitidas. Este equipamento está em fase de homologação no Fórum Médici, em Nazaré. Também em agosto ocorrerá no Comércio a instalação e a realocação de novas antenas, a partir de sugestão encaminhada pela Siemens.

 

Banco de Dados - O aumento dos serviços informatizados demandou um reforço na infra-estrutura que, apesar de existente, não é reconhecida pela versão do banco de dados que hoje atende ao SAMP. A instalação do novo banco de dados, que já está sendo feita, deveria aguardar o treinamento pelo CSJT, porém a SI resolveu antecipá-la de forma a resolver de imediato este problema. O processo será consolidado com a realização de testes no interior do Estado prevista para o início de julho. A alteração na capital está prevista para o final do mesmo mês.

 

Para minimizar as dificuldades encontradas algumas ações já foram realizadas, como a instalação do novo software para monitoramento do ambiente. Isto permitiu a detecção de diversas rotinas que causavam lentidão e travamento. O compartilhamento de recursos foi alterado de dedicado para multitarefa (multithread), possibilitando um melhor aproveitamento, reduzindo as quedas e, conseqüentemente, a indisponibilidade do sistema.

 

A nova configuração do banco de dados agora conta com o refinamento dos parâmetros de inicialização do ambiente, o que permite que o servidor guarde em sua memória as consultas realizadas com freqüência, evitando repetição de trabalho. Outro ganho para o Tribunal foi a própria aquisição, através de modalidade de registro de preço, da nova versão do banco de dados, que já está sendo instalada, e dos serviços de manutenção.
 

Veja o que já está em funcionamento...

Novidades como o e-DOC, e-JUS, e-RECURSO, AUD, CPE, certificação digital, sistema de cálculo rápido, sistema Corporativo de Calculo Judicial, divulgação de documentos, nova tela de tramitação, novo boletim estatístico, novo sistema de corregedoria, gabinete virtual.

 

...E o que vem por aí

Já estão previstos para os próximos meses a implantação do e-Despacho, padronização de sentenças, assinatura digital SAMP, certidão negativa on-line, dentre outros.