Alunos da FACET aprendem técnicas de conciliação

 

"As faculdades  de Direito preparam advogados para o litígio, informando tudo o que deve ter uma ação no Judiciário, mas não orientam para uma negociação fora da via judicial". A observação foi feita pela juíza Léa Nunes, coordenadora do Movimento pela Conciliação no TRT5, após realizar palestra na Faculdade FACET, na Pituba, na noite da última quarta-feira. A magistrada revelou satisfação com o grande interesse mostrado pelos estudantes e confirmou o propósito de promover palestras com a juíza Carla Noveli, também integrante do Movimento, em outras instituições de ensino do Direito.


A palestra, intitulada Técnicas de conciliação na Justiça do Trabalho, apresentou aos estudantes de Direito da FACET as vantagens obtidas quando a negociação é opção preferencial na resolução de conflitos. Todo o conteúdo transmitido pela magistrada é compatível com as orientações do Conselho Nacional de Justiça, dadas em treinamentos realizados em Brasília no ano passado e norteou as ações do TRT na Semana da Conciliação, que ocorreu em dezembro último. O diferencial é que na Faculdade a palestrante explicou as técnicas do ponto de vista da sua aplicação no exercício da advocacia, preferencialmente antes do ajuizamento de ação, e numa linguagem voltada para o público estudantil.


Entre os procedimentos enfocados pela juíza estão o reconhecimento de sentimentos e dificuldades individuais para chegar à composição. Segundo ela, os estudantes manifestaram interesse de propor a busca de conciliação aos escritórios em que estagiam.


 A idéia é evitar que os conflitos cheguem a ser transformados em processos, congestionando o judiciário, e que, uma vez ajuizada a ação, ela possa ser contornada com a realização de acordos. "A idéia da promoção da conciliação soa como inédita aos estudantes, que precisam conhecer esta matéria", explicou. 


Os estudantes presentes à palestra cursam os últimos semestres. A juíza Léa Nunes prometeu encaminhar para eles um resumo didático da sua apresentação. Ainda a título de planejamento do Movimento pela Conciliação, a magistrada informou que no mês de junho haverá um evento de capacitação dos magistrados do TRT5, bem como a realização de uma palestra para estudantes da Faculdade Jorge Amado.