Empossados novos diretores da Amatra5

 

Interiorização das atividades culturais e associativas, implantação de uma disciplina normativa pós-constitucional e de uma política permanente de remuneração para a magistratura. Essas serão algumas das bandeiras defendidas pelo presidente da Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª região (Amatra5) no biênio 2007/2009, juiz Gilmar Carneiro, conforme ele destacou durante discurso na solenidade de posse da nova diretoria, realizada na Sala de Sessões do Pleno do TRT, na última sexta-feira.


O presidente empossado salientou que continuará mantendo constante diálogo com a administração do TRT5, e colocou em pauta alguns temas em que a Amatra5 se colocará como parceira: a rápida aprovação do projeto de lei em tramitação no Congresso para a ampliação de servidores e a construção de uma sede própria que possa reunir em um mesmo local as varas do Trabalho e a segunda instância.


Vice-presidente da Amatra5 na diretoria anterior, o juiz Gilmar Carneiro sucede a juíza Fátima Stern na presidência, e a ela dirigiu especial e bem-humorado agradecimento: "Agradeço à Fátima pelos conselhos, pelas idéias, pelas cobranças, pela disciplina e até pelo stress". A juíza passa agora a compor a diretoria da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da justiça do Trabalho), na área de Ensino e Cultura.


Ao abrir a solenidade, a Dra. Fátima Stern, que foi presidente da associação nos dois últimos biênios, também fez emocionado agradecimento pelo apoio dos colegas e traçou um balanço da mais recente gestão. Dentre os avanços e projetos, destacou: a inauguração da nova sede da Amatra5 no Comércio, a ampliação e a organização do acervo da biblioteca e videoteca, com a contratação de uma bibliotecária; a realização de eventos culturais, a exemplo do 15º EMAT, simultâneo ao Fórum de Direitos Humanos e Sociais, e a adesão ao programa Trabalho, Justiça e Cidadania, por intermédio do qual os juízes trabalhistas levam conhecimento sobre o Judiciário Trabalhista para escolas públicas.


O presidente do TRT5, desembargador Roberto Pessoa, discursou em seguida. "O tempo é de muito trabalho, de muitas mudanças. Sei que essa nova Diretoria, dando seguimento à trajetória traçada por outros que lhes antecederam, contribuirá para o fortalecimento das instituições jurídicas e, em especial, da Justiça Trabalhista, consolidando a sua alta relevância como órgão de pacificação dos conflitos laborais", declarou.


O último a discursar antes do empossado foi o presidente da Anamatra, Cláudio José Montesso, que elogiou o histórico da Amatra5 como "uma das mais participativas associações de magistrados do país" e afirmou estar seguro de que a nova gestão saberá lutar pela "consolidação de um Judiciário acessível, respeitado e reconhecido por toda a sociedade".


A posse da nova diretoria da Amatra5 foi bastante concorrida, contando com a participação de muitos magistrados, servidores e familiares dos empossados. Compuseram a Mesa Alta da cerimônia, além das já citadas, as seguintes autoridades: ministro do TST Horácio Pires, sócio fundador e ex-presidente da Amatra5; desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra, presidente do Tribunal Regional Eleitoral; Teresa Cristina Almeida Ferreira, defensora pública geral do Estado da Bahia; Ana Emília Albuquerque da Silva, procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho, Saul Venâncio Quadros, presidente da Ordem dos Advogados da Bahia - OAB, Seção da Bahia, e Magda Teixeira, presidente da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas - ABAT.