Escola Judicial inicia aula sobre ações coletivas

 

Cerca de 80 participantes, entre juízes e servidores do Tribunal, procuradores do trabalho, oficiais de justiça e estagiários, estiveram na tarde da última sexta-feira na sala da Escola Judicial do TRT5 para a primeira aula do minicurso sobre ações coletivas, que prossegue nas duas próximas sextas-feiras.


Ministrada pelo juiz da 34ª vara de Salvador, Edilton Meireles, a aula iniciou com uma definição dos direitos coletivos, abrindo o debate para temas como o alcance das ações coletivas e a legislação aplicável. A participação, segundo o juiz, foi ampla, confirmando a importância da troca de conhecimentos entre os agentes envolvidos no âmbito da Justiça.


A procuradora do trabalho Delimare Neto, uma das participantes, ressaltou que a discussão de matérias de interesse comum entre os participantes não deixa de ser um passo significativo na integração da Justiça do Trabalho com o Ministério Público do Trabalho. Para a estagiária de Direito Amanda Vieira, a promoção da Escola do TRT serviu principalmente para aprimorar o que ela vivencia trabalhando em gabinete de desembargadora.


O juiz Edilton continua a aula na tarde da próxima sexta, dia 25, abordando temas como pedido de conciliação, prescrição e decadência. Em primeiro de junho, o procurador do trabalho da 3ª Região, Helder Santos Amorim, fecha o ciclo com aula sobre ação civil pública.