Começa treinamento do AUD e CPE no interior

O Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) do TRT5 iniciou nesta semana as capacitações dos sistemas AUD e de Carta Precatória Eletrônica nas varas do interior. A primeira vara a ser contemplada foi a de Bom Jesus da Lapa, que nesta semana, de segunda a sexta-feira, tem também treinamento em Windows XP, internet e webmail (correio eletrônico) - outras varas do interior já foram contempladas com esses três últimos cursos.

 Até o final de maio, serão treinados os servidores de Barreiras e Irecê. O DDRH pretende atender todas as varas do interior com este treinamento.


O AUD é utilizado nas Varas pelos secretários de audiência e fornece textos-referências para situações jurídicas reincidentes na composição das atas. Ele permite ao magistrado, de maneira automática, adaptar os textos a cada caso. Estima-se que o prazo de duração das audiências finalizadas com acordo, após a adaptação completa ao programa, seja reduzido em 50%, sendo de 15% a previsão para as que demandem depoimentos pessoais.


Já a Carta Precatória Eletrônica é um programa que permite que todas as precatórias sejam expedidas eletronicamente. Assim, magistrados, poderão se comunicar melhor com juízes de outras cidades baianas e de outros estados para requerer citações, tomadas de depoimentos ou até mesmo a execução de bens. A expectativa é que desta maneira as decisões sejam efetivadas em prazo bem reduzido.


MAIS CURSOS - Ainda em maio, o DDRH promove o curso de Formação de Calculistas, em Itabuna, contemplando varas da região, e também está programando cursos de Sistema Único de Cálculo em Conquista, para atender a demanda de municípios próximos.


A realização desses treinamentos nas próprias varas visa a facilitar um aprendizado homogêneo da equipe e é uma forma de racionalizar custos: o instrutor vai até o local para treinar os servidores.

 

O DDRH também oferece alguns cursos a distância, disponíveis no site do Tribunal, a exemplo do que trata da Tramitação do Processo do Trabalho, que vem sendo elogiado por outros regionais e que apresenta conhecimentos básicos e fundamentais para quem trabalha na Primeira Instância.