CCJ do Senado aprova juízas indicadas para o TST

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou ontem, por 20 votos a 1, a indicação das juízas Dora Maria da Costa e Maria de Assis Calsing para vagas de ministro do TST.  As juízas, que já atuam no TST como substituta e convocada, foram indicadas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para compor o Tribunal Superior do Trabalho nas vagas abertas com as aposentadorias dos ministros Luciano de Castilho Pereira e Ronaldo Lopes Leal.


As juízas magistradas foram sabatinadas pela Comissão, juntamente com Napoleão Nunes Maia Filho, indicado para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). A expectativa, até o encerramento desta edição, era de que os nomes dos sabatinados fossem apreciados ainda ontem pelo Plenário do Senado, para posterior nomeação pelo Presidente da República.

 

Dora Maria da Costa - é natural de Dores do Indaiá (MG) e formou-se em Direito pela Universidade Católica de Minas Gerais. Ingressou na Justiça do Trabalho em 1987, após aprovação em concurso público para o cargo de juíza do Trabalho substituta do Tribunal Regional da 10ª Região. Em 2002, foi indicada para integrar o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás). Sua primeira convocação para atuar no TST ocorreu em agosto de 2003. Em janeiro de 2005, assumiu a Presidência do TRT/GO. Dora Costa atua no TST como juíza substituta na vaga do ministro Ronaldo Leal, compondo a Primeira Turma.


Maria de Assis Calsing - é mineira de Juiz de Fora e atuou como juíza convocada no TST pela primeira vez em 1998. Compõe atualmente a Quarta Turma. Formou-se em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub) e é mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília. Ingressou na magistratura trabalhista no primeiro concurso público do TRT da 10ª Região, em 1984, órgão o qual chegou a presidir no biênio 1996/1998.