Magistrados conhecem novo programa para elaborar sentença

 

Magistrados do TRT5 que participaram, na manhã da última sexta-feira, na Escola Judicial, do Minicurso de Informática Aplicada à Magistratura, ficaram impressionados com a eficiência do programa Document Constructor, apresentado durante aula ministrada pelo juiz Firmo Ferreira Leal Neto, titular da Vara do Trabalho de Ipiaú (de pé na foto). A ferramenta é destinada a ajudar magistrados na elaboração de sentenças, com a utilização de textos pré-construídos e adaptados a cada caso concreto.


Após as simulações feitas pelo técnico Carlos Eugênio Dias Carneiro, diretor de operações da Projeta  (à mesa), empresa que desenvolveu o programa, os presentes expressaram confiança na agilização da prestação jurisdicional com o uso do Constructor.


O presidente do TRT5, desembargador Roberto Pessoa, que visitava a Escola Judicial, prometeu fazer esforços no sentido de colocar o programa entre as ferramentas que a Justiça do Trabalho adota para enfrentar as suas demandas. O presidente observou que a utilização de programas de informática, como o que foi apresentado, é a forma de superar as dificuldades que decorrem da carência de pessoal.


Logo após o encerramento da apresentação, vários magistrados dirigiram-se ao desembargador Roberto Pessoa para tecer comentários a respeito do Document Constructor.  "O programa é excelente e vai facilitar a vida do juiz, contribuindo para o aumento da sua produção, na medida que agiliza e simplifica as decisões" , afirmou a juíza Mirella Grassi Muniz. Para o juiz Gorgônio Neto, embora todos os magistrados já tenham uma técnica de elaboração de sentença, há um ganho de velocidade na prolação.


 Entre os mais entusiasmados com as possibilidades do programa, o titular da 6ª Vara de Salvador, juiz Sérgio Lima, afirmou: "O programa é um sonho! Ele otimiza, facilita e simplifica o trabalho de elaboração de decisões judiciais, permitindo uma prestação jurisdicional mais célere, com benefícios para todos e principalmente para os jurisdicionados, destinatários dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho".


A desembargadora Dalila Nascimento Andrade também se disse impressionada com os benefícios que o programa poderá trazer para o trabalho dos magistrados de 1º e 2º graus, bem como para seus assistentes e assessores. Segundo ela, a novidade facilita e simplifica a elaboração de despachos, decisões e minuta de acórdãos, trazendo como conseqüência primeira a prestação jurisdicional rápida exigida pela sociedade.


A desembargadora também falou em benefícios à saúde do magistrado, já que o Constructor evita a necessidade de digitação permanente de texto, minimizando assim a possibilidade de incidência de LER/DORT, uma das maiores causas de afastamento do trabalho e redução de produtividade.

 

SAMP e processo eletrônico - O Minicurso de Informática Aplicada à Magistratura, contou com a participação de 60 inscritos, entre magistrados, assistentes e assessores e também diretores de secretaria de Vara e adjuntos. Duas outras palestras foram ministradas na parte da tarde: a primeira pelo titular da 27ª vara da capital, Rubem Dias do Nascimento Júnior, sobre Gabinete Virtual e SAMP. A palestra de encerramento foi proferida pelo desembargador Cláudio Brandão, sobre Processo Eletrônico.