Brigada de Incêndio protegerá vidas e patrimônio da Justiça do Trabalho

 

A iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região de dar efetividade à sua brigada anti-incêndio foi elogiada ontem pelo coronel Nelson Barreto Vasconcelos, diretor de Serviço Técnico da Coordenadoria de Bombeiros da Policia Militar da Bahia. O militar foi um dos participantes da aula inaugural do primeiro curso de formação de brigadistas do Tribunal, realizada no final da manhã de ontem no auditório do Fórum Juiz Antonio Carlos Araújo de Oliveira. Ao dirigir-se ao presidente do TRT5, desembargador Roberto Pessoa, que presidiu a solenidade de instalação, e aos participantes do curso, o militar destacou a importância da brigada na prevenção de sinistros e elogiou a preocupação da administração com a segurança do patrimônio do Regional e das pessoas que freqüentam as suas instalações.


Magistrados e servidores que integram a primeira turma do curso preparatório para a brigada anti-incêndio do TRT5 lotaram o auditório do Fórum do Comércio onde assistiram as duas explanações técnicas que marcaram a abertura do curso. Na primeira, o representante do Centro de Treinamento da ASSEG, Reinaldo Ferrianci, mostrou um audio-visual sobre a locação e as etapas do curso. Ele deverá ensinar técnicas de prevenção e de combate ao fogo, colocando os brigadistas diante de situações simuladas em ambientes semelhantes àqueles em que exercem as suas atividades profissionais. Depois, o capitão Jair dos Reis Pereira, chefe da Unidade de Planejamento Operacional, mostrou técnicas de primeiros socorros e como atua o Grupo Salvar do Corpo de Bombeiros.


 O presidente do TRT5, desembargador Roberto Pessoa, destacou o número expressivo de participantes como demonstração de interesse em zelar pela integridade de vidas e do patrimônio público. O magistrado assinalou ser de fundamental importância a participação efetiva de todos no treinamento. Ao destacar a necessidade de ações preventivas, lembrou que, infelizmente, a maioria das pessoas só pensam no assunto quando são envolvidas em situações que poderiam ser evitadas.  Já o juiz Paulo Temporal, diretor do Fórum Juiz Antonio Carlos Araújo de Oliveira, deu testemunho do empenho do presidente para que o curso fosse realizado, dizendo que se apresentou como voluntário como forma de servir de exemplo aos colegas.


Também estiveram presentes o vice-presidente da Amatra 5, juiz Gilmar Carneiro, o secretário-geral do Tribunal, Tarcísio Filgueiras, o diretor da Secretaria Administrativa do Tribunal, José Neves, e o comandante do 1º Subgrupamento de Emergências Médicas do Corpo de Bombeiros, capitão Luiz Henrique Leite Alvarez.


O curso prossegue com aulas teóricas nos dias 7, 8 e 9 para 60 participantes, que terão a missão de divulgar as técnicas nas suas unidades de trabalho. Haverá também aulas práticas, em datas que ainda serão confirmadas. Conforme assinalou o chefe do Departamento de Segurança do TRT5, Pedro Marcelo, "ainda estamos longe  de uma segurança proativa ideal. Mas estamos no caminho certo". Cabe a cada um, brigadista ou não, ressaltou, "fixar na mente a palavra prevenção, e cuidar para que a Brigada Anti-incêndio do TRT5 nunca tenha necessidade de entrar em ação".