DRT ganha exposição de fotos de trabalhadores

A sede da Delegacia Regional do Trabalho passou a abrigar, desde o mês de abril de 2007, um acervo permanente de cópias de fotografias de trabalhadores. São 28 fotos que fizeram parte da exposição "Trabalho e Trabalhadores no Brasil", organizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), uma versão reduzida da mostra que percorreu o país em 2006.


Desde meados do século XIX, as lentes dos fotógrafos têm oferecido notáveis registros das diversas facetas do trabalho na sociedade brasileira. Esta mostra reúne imagens, de autores anônimos e consagrados, selecionadas por uma equipe de 20 pesquisadores em diversos arquivos públicos e privados, além de sindicatos, universidades, museus e acervos pessoais em todo o Brasil. Fotos que registram 120 anos da história do povo brasileiro.


Esta exposição permanente que a DRT disponibiliza para o público oferece às gerações atuais e futuras um panorama da diversidade da experiência do trabalho em nossa sociedade. Ela constitui um instrumento de reflexão sobre a importância da memória do trabalho para a construção de um modelo de desenvolvimento democrático.