Feira de saúde faz alerta sobre a hipertensão

Uma pesquisa realizada no ano passado com 404 trabalhadores do TRT revelou que 32% deles, o equivalente a 1/3, sofriam de hipertensão, uma proporção bastante significativa. Considerando esse panorama, e aliado a um esforço nacional do Ministério da Saúde, o Serviço de Saúde do TRT5 realiza nestas quinta e sexta-feira - dias 26 e 27 - a Feira de Saúde, evento que visa orientar sobre a hipertensão e conta com o apoio da Secretaria de Recursos Humanos e da Assessoria de Comunicação.


Sob o lema É só uma questão de viver!, os profissionais lotados no Serviço de Saúde promoverão uma série de atividades de alerta sobre os fatores de risco para o surgimento da hipertensão arterial. Haverá um stand no dia 26 em Nazaré e no dia 27, no Comércio, das 8 às 17 horas, onde as pessoas poderão medir a pressão. Quem tiver o nível de pressão detectado como acima dos parâmetros será cadastrado para um melhor diagnóstico e acompanhamento, inclusive com sugestão de tratamento.


No levantamento feito no ano passado, abrangendo magistrados, servidores, estagiários e terceirizados, 60% dos entrevistados eram pessoas tidas como não praticantes regulares de atividades físicas. A hipertensão foi mais freqüente entre os homens com mais de 40 anos e com excesso de peso. Por isso mesmo, o Serviço de Saúde escolheu como frente de atuação o estímulo à prática de exercícios, que deve ter o acompanhamento adequado do médico.


O diretor do Serviço de Saúde, Gil Freire, ressalta que eventos como a Feira de Saúde são importantes porque, uma vez conhecendo seu estado de hipertenso, o indíviduo pode procurar orientações e ganhar em qualidade de vida. A hipertensão é uma doença silenciosa por, a rigor, não apresentar sintomas. Ela pode ser definida como uma elevação da pressão arterial para valores considerados acima do normal (140/90mHg), sendo fator de risco para ocorrências como o derrame cerebral e o enfarto.