MP da Bahia comemora os 10 anos da única Promotoria de Combate ao Racismo do país

O Ministério Público do Estado da Bahia comemora na próxima sexta-feira, dia 27, o 10º aniversário da única Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo em funcionamento no Brasil. Intitulado 10 anos da Promotoria de Combate ao Racismo - Cores diferentes. Direitos Iguais, o evento comemorativo acontecerá das 8h30 às 18h na sede do Ministério Público estadual, no bairro de Nazaré, em Salvador, e será aberto com a conferência Construção da Política de Igualdade Racial no Governo Federal, a cargo da ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro.


O procurador-geral de Justiça, Lidivaldo Britto - primeiro promotor a atuar na área -, presidirá os trabalhos, recepcionando, entre outras autoridades e representantes de entidades negras, o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que será homenageado juntamente com outras 10 pessoas que se destacaram no combate ao racismo.


A Promotoria de Combate ao Racismo foi criada em abril de 1997, atendendo reivindicação da comunidade ou afro-brasileira, que, de acordo com dados do Censo IBGE 2000, representa 75% da população do Estado. Hoje a Promotoria se expandiu e integra o Grupo de Atuação Especial de Combate à Discriminação (Gedis).


A programação comemorativa do aniversário prossegue na tarde do dia 27 com palestra proferida pelo coordenador de Segurança, Justiça, Defesa Civil e Cidadania do Rio de Janeiro, coronel da PM Jorge Silva, sobre Exclusão Social, Violência e Racismo, e pela desembargadora federal Neuza Maria Alves da Silva sobre A Violência contra a Mulher. O evento é aberto ao público. Mais informações no portal www.mp.ba.gov.br ou através dos telefones (71) 3103-6503 ou 3103-6504.