Experiências de saúde do TRT5 são compartilhadas

O Serviço de Saúde do TRT5 participa nos próximos 15 dias de eventos para onde deve levar experiências de sucesso na promoção de saúde e atendimento no Poder Judiciário. No dia 25, o dentista José Sestelo e o enfermeiro Josué Freire Santos participarão de mesa-redonda, promovida pelo Tribunal de Justiça da Bahia e pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário da Bahia (Sinpojud), sobre ações institucionais na área de saúde do judiciário. No período de 8 a 11 de maio, os médicos Gil Freire, Hildérico Caldas e Márcia Lerner participarão, em Brasília, do I Congresso Brasileiro dos Serviços de Saúde do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho da Justiça Federal.


Em ambas as oportunidades, o que se pretende é acumular conhecimento e debater projetos que resultem em comunidades mais saudáveis. No evento de Brasília, há também a perspectiva de se buscar um padrão de abordagem para ocorrências médicas que possam ensejar aposentadoria ou ter outras repercussões legais. Quanto à mesa-redonda no TJ, o destaque é a presença do professor da USP Herval Pina, autor do livro O Juiz sem a Toga, e de representantes da equipe de saúde da Procuradoria Estadual.

 

Boas referências


De acordo com o dentista José Sestelo, os organizadores do encontro no Tribunal de Justiça tiveram boas referências a respeito do trabalho realizado no TRT5 e decidiram ouvir o relato dos profissionais que atuam no Regional. "Queremos mostrar a nossa história, os trabalhos que desenvolvemos e contribuir no que for possível", explica o dentista, referindo-se à pesquisa de hipertensão e de análise qualitativa do ambiente de trabalho das Varas, realizada pelo Serviço de Saúde.