Despacho Expresso é apresentado a servidores

 

Servidores das varas da Capital e Região Metropolitana do TRT5 reuniram-se na tarde de ontem, no auditório do Fórum do Comércio, para conhecerem a experiência do Regional de Sergipe (TRT20) no uso do Sistema de Geração de Despacho Expresso. O e-despacho, que informatiza toda a  tramitação processual dentro das varas do Trabalho, deverá ser instalado até junho no Tribunal baiano, também incumbido pelo TST de elaborar e disseminar o modelo a ser implantado em nível nacional.


A nova forma de trabalho modifica a divisão de tarefas nas secretarias das varas, melhorando o fluxo e acabando com a dependência existente entre os serviços de algumas carteiras. Adotando esta sistemática, todos os servidores passam a produzir despachos, usando modelos previamente concebidos, mas adaptáveis, podendo, em seguida, executá-los integralmente.


Quem falou sobre a experiência do Regional sergipano foi o diretor da 2ª Vara de Aracaju, Carlos Everton Souza Lisboa, que na ocasião tirou dúvidas dos presentes ao lado do diretor da 35ª Vara de Salvador, Gean Charles Pimentel. De acordo com Everton, o sistema torna os serviços menos repetitivos para cada servidor, que valoriza mais a produção em equipe, já que ele se ocupa necessariamente de todas as etapas dos serviços.


As atividades passam a ser realizadas por todos os envolvidos com o despacho, sendo mais associada à aprendizagem e distribuídas em sete setores: autuação, juntada, notificação, execução, prazo e pagamento. O Despacho Expresso foi idealizado pelo TRT de Sergipe, que, desde 2006, já tem cerca de 80% de suas varas operando sob o novo sistema.