Projeto de cidadania reúne Amatras no fórum do Comércio

Representantes das associações dos magistrados trabalhistas de todo o país reúnem-se no Auditório do Fórum Antonio Carlos Oliveira, no Comércio, quinta e sexta, dias 19 e 20 de abril, para fazer um balanço da situação atual do programa "Trabalho, Justiça e Cidadania". O encontro, que é coordenado pela Comissão Nacional do projeto, busca traçar as metas para a expansão das atividades durante o ano de 2007.


Criado pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), o programa tem como objetivo levar noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho, Estatuto da Criança e do Adolescente (por que é o único em maiúscula), direito do consumidor, direito penal, ética e cidadania para escolas públicas e privadas de todo o país. Um resultado imediato da iniciativa é gerar a aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade.


Na Bahia, o programa foi implantado pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 5ª Região (Amatra 5) durante o ano de 2006 nos Colégios Estaduais Raphael Serravale (Pituba) e Hamilton Lopes (Calçada), em Salvador, atingindo cerca de 60 professores e 2.500 alunos nas duas instituições, sob a coordenação da juíza Soraya Gesteira.


As Associações de Magistrados do Trabalho do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraná, Pará, Sergipe, Maranhão e Distrito Federal já implementaram o programa, que deverá ser expandido para os demais estados brasileiros.


O encontro da Comissão Nacional começa às 9 horas do dia 19 com um balanço do programa nos estados. À tarde, haverá apresentação dos melhores trabalhos preparados por estudantes das duas escolas, no Colégio Hamilton Lopes. No dia 20, às 9 horas, os juízes vão traçar as metas para a expansão do projeto em 2007. Às 14 horas, haverá uma visita ao Projeto Axé, no Pelourinho.


Fonte: Anamatra