Juízas do TRT5 participam de curso de conciliação em Brasília

As juízas Léa Reis Nunes, titular da 39ª Vara do Trabalho de Salvador, e Carla Noveli, auxiliar, participam em Brasília do seminário "A Conciliação na Justiça do Trabalho", que começou ontem e termina na tarde de hoje na sede do TRT da 10ª Região. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, reúne juizes trabalhistas do primeiro grau de todos os regionais e tem o objetivo de capacitá-los para atuarem como multiplicadores das técnicas de conciliação.


De acordo com a juíza Léa Nunes, a pretensão do CNJ é que os tribunais realizem atividades semanais de forma a promover a conciliação como forma prioritária de solução de conflitos. Esse esforço envolve constantes avaliações locais e a elaboração de relatórios para acompanhamento por parte do Conselho. No final do mês de março, a magistrada foi palestrante do minicurso sobre conciliação realizado pela Escola Judicial do TRT5. Direcionado a juízes, diretores de varas e oficiais de justiça, a iniciativa pretendeu envolver todos os agentes da Justiça do Trabalho na busca pelo mesmo objetivo.


Na abertura do seminário, ontem pela manhã, os juízes Douglas Rodrigues, membro do Conselho Nacional de Justiça, Flávia Simões, presidente do TRT 10, e Luiz Fausto Marinho, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 10ª Região (Amatra 10), reforçaram a importância do papel conciliador dos juízes. Também se pronunciaram os ministros Alberto Bresciani, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e Fátima Nancy, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o Juiz Mário Caron, Vice-Presidente do TRT da 10ª Região.


À tarde, os mecanismos alternativos de resolução de conflitos foram enfocados pelos juízes de direito André Gumma, da Bahia, e Roberto Portugal Bacelar, do Paraná, e a Psicóloga Marilia Lobão falou sobre os aspectos psicológicos da mediação. Hoje, pela manhã, os juízes Giovanni Olsen, da 12ª Região, e Adriana Sena, da 9ª Região, abordam as técnicas de juízo conciliatório trabalhista. No turno da tarde, o juiz Flávio Higa, do TRT da 24ª Região, ministra aula sobre pontos da conciliação.