Liberdade sindical em debate

 

A liberdade sindical no Brasil: aspectos fulcrais será o tema da conferência do advogado trabalhista João de Lima Teixeira Filho durante o 17º Encontro Anual dos Magistrados do Trabalho da 5ª Região (17º Emat), a ser realizado nos dias 27 e 28 de abril, no Bahia Fiesta Hotel, em Salvador.  A conferência será uma homenagem ao professor João de Lima Teixeira, pai do palestrante, que foi um especialista em Direito Sindical e Coletivo do Trabalho.


O 17º Emat faz parte das comemorações pelo aniversário de 30 anos da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra 5), comemorado no dia 29 de abril. O encontro será uma homenagem aos grandes juristas que integraram a Escola Baiana de Direito do Trabalho, como Orlando Gomes, Elson Gottschalk, Carlos Coqueijo Costa, José Martins Catharino, Josaphat Marinho, Antonio Carlos de Oliveira, Humberto Machado, além de João de Lima Teixeira.  "Queremos homenagear nossos saudosos mestres que nos deixaram importantes lições sobre o Direito do Trabalho", afirma o diretor Cultural da Amatra 5, desembargador Valtércio de Oliveira.


Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho, João de Lima Teixeira Filho é professor de Direito do Trabalho em cursos de pós-graduação latu senso da Universidade Cândido Mendes e da UniverCidade do Rio de Janeiro. É autor de inúmeros artigos para revistas técnicas e de livros de Direito do Trabalho, destacando-se Repertório de Jurisprudência Trabalhista e Instituições de Direito do Trabalho, em co-autoria com Arnaldo Süssekind, Délio Maranhão e Segadas Vianna. Proferiu mais de uma centena de conferências em conclaves científicos no país e no exterior.