Novo portal do TRT5 já está no ar

 

Desde as 17 horas de ontem, o endereço eletrônico www.trt5.jus.br já remete para o novo portal do TRT5, com um conteúdo mais rico e melhor distribuído. A solenidade de lançamento, realizada ontem, foi prestigiada por magistrados, advogados, servidores e representantes das principais entidades associativas ligadas à Justiça do Trabalho. O presidente do TRT5, desembargador Roberto Pessoa, aproveitou a oportunidade para convocar a parceria de todos no sentido de manter o site sempre atualizado, seja dando sugestões ou, quando for o caso, inserindo os dados com a agilidade necessária. Anunciou ainda que em breve lançará um projeto de inclusão digital, onde cada Vara do Trabalho terá um computador conectado à internet disponível ao público.

 

 

Durante a apresentação do site, o presidente da Comissão de Informática, desembargador Cláudio Brandão, destacou que o processo de construção do portal exigiu o empenho de variados setores: "Foram quatro meses de discussões em torno da distribuição do conteúdo, o que envolveu a consulta à várias unidades do Tribunal, e outros quatro para a execução do projeto", comentou, agradecendo a dedicação dos servidores envolvidos na coleta de informações, da empresa responsável pela parte técnica, a Nitro Informática, e a parceria do Banco do Brasil. 

 

 

Brandão ressaltou que a concepção do portal priorizou três princípios básicos: visualização, conteúdo e navegação. Lembrou ainda que a nova página do Tribunal reflete o excelente nível de informatização do Regional, disponibilizando uma série de serviços virtuais, alguns deles inéditos no país.

 

Dentre esses serviços para o público, a emissão de guias de pagamento on-line, a solicitação de processos à Central de Cargas e para o Arquivo Geral, a remessa de petições eletrônicas (e-doc), o acesso a editais de praças/leilões, atas, sentenças e pautas de audiência de todas as Varas do Estado e da Segunda Instância. Os servidores também terão um ganho de conteúdo com o novo site: poderão acessar, mediante senha, a extranet, que contém dados da vida funcional, como contracheques, formulários para requisição de férias etc.

 

Garantir transparência ainda maior para a administração pública também é uma das metas da nova página, pontuou o desembargador Cláudio Brandão. No link "Institucional", há dados sobre a produtividade de magistrados, a estatística processual de 1ª e 2ª instância e a arrecadação das Varas. Nele, o internauta também encontrará informações sobre despesas com pessoal, orçamentos fiscal e da seguridade social, além de contas públicas relacionadas a contratos de serviços e compras.

 

Ainda no link "Institucional", outra novidade é a inclusão de fotos e pequenos mini-currículos dos desembargadores do TRT5, muito úteis para as áreas de cerimonial de outras instituições e para a imprensa. No link "Notícias", repórteres e usuários em geral também poderão efetuar pesquisas temáticas de matérias, acessar uma Galeria de Fotos dos principais eventos do Tribunal e ler os informativos internos da instituição.

 

"Nosso Tribunal, hoje, tem 6.600 equipamentos ativos na área de informática, com capacidade de armazenamento de 14 terabytes, o equivalente a 30 milhões de livros de 150 páginas. É o único com uma rede sem fios e foi um dos primeiros a ter 100% dos seus computadores interligados", salientou o presidente da Comissão de Informática, pontuando ainda excelência do TRT5 em informatização.

 

Para pontuar o quanto o TRT5 avançou tecnologicamente, antes da apresentação do portal o desembargador Ronald Amorim foi convidado a falar sobre os primórdios da informatização no Regional, quando era presidente da instituição, nos idos de 1987.  "Começamos com apenas um computador, destinado a realizar os sorteios dos processos, à época ainda realizados por meio de fichas", lembrou.

 

Também prestigiaram o evento, dentre outras autoridades, o desembargador aposentado Raymundo Figueirôa, ex-presidente do TRT5, em cuja gestão foi lançado o primeiro site da instituição, o juiz federal Durval Carneiro Neto, representando  o diretor do Foro da Seção Judiciária da Bahia, e os líderes das seguintes instituições associativas: OAB (Ary Moreira/ tesoureiro representando o presidente), Amatra V (juíza Fátima Stern/presidente), Abat (Magda Teixeira /presidente), IBDT (Eurípedes Brito Cunha/presidente) e Sindjufe (Elisa Fortes/coordenadora).