Validação Prévia de Tramitação é implantada em varas da Capital

Segunda-feira, 19, é o dia previsto para a implantação, em toda a Capital, da nova sistemática de validação de tramitação na 1ª instância, a Validação Prévia de Tramitação. Em uso piloto, desde dezembro do ano passado, nas 10ª, 35ª e 39ª Varas do Trabalho (VT), o projeto foi apresentado, juntamente com a nova versão do Boletim Estatístico de 1ª Instância, na última terça (14), a diretores, diretores adjuntos e servidores responsáveis pela emissão do boletim das Varas.


A validação prévia, que deve funcionar a partir de abril no Interior, consiste no ato de validar a tramitação de processos no momento do seu registro no SAMP. Ou seja, esse ato passa a ser feito com base em críticas/regras que foram implementadas no sistema. Já a nova versão do boletim estatístico disponibilizará ao usuário outras funcionalidades e ferramentas de controle que possibilitarão maior transparência dos dados gerados, acompanhamento dos registros lançados no sistema, além do ganho em tempo de processamento.

 

O programa entra em fase de testes, nas varas designadas como piloto da Validação Prévia, a partir desta segunda, e será também implementada na 2ª Vara de Salvador. Concluída a fase de teste e ajustes, a implantação na Capital está prevista para o próximo mês. Tal ferramenta garantirá a coerência no histórico dos registros no sistema, evitando-se que tramitações sejam inseridas de forma aleatória.


O curso de apresentação dos projetos foi ministrado em quatro turmas, na Sala de Atividades Corporais (Fórum do Comércio), pelos integrantes da Comissão do SAMP: Railuze Saback (SGD), Manoel Evangelista (SCJ1), Helânia Demettino (O&M) e José Carlos Ventim (39ª VT Salvador). A participação foi obrigatória para todas as Varas do Trabalho da Capital e Região Metropolitana.


A Comissão, que é responsável pelo desenvolvimento dos projetos, deu início à especificação dos programas em fevereiro de 2006, contando com a colaboração de José Uzêda (Gab. Des. Marizete Menezes), Gean Pimentel (35ª VT), Ana Cláudia Sales (ex servidora do TRT) e Ana Cláudia Barros (10ª VT). Desde julho de 2006, a programação do sistema está sob a responsabilidade da Analista de Sistemas, Adélia Filadelfo.