TST registra centenário do professor baiano Lafayette Ponde

O ministro Horácio de Senna Pires registrou, durante a abertura da SDI-1, os 100 anos de existência do professor Lafayette Pondé. Nascido em Salvador, em 12 de março de 1907, Lafayette Pondé cursou a Faculdade Livre de Direito da Bahia, colando grau em 8 de dezembro de 1929. Foi Promotor de Justiça por curto período, resolvendo, a partir de 1932, dedicar-se à advocacia. Ainda moço, exerceu a Procuradoria Geral do Estado (1935-1938) e foi Secretário de Estado do Interior e Justiça (1938-1941).


 

Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (1942), alçou à presidência daquele colegiado em 1949. Desligou-se, em seguida, para dedicar-se integralmente ao magistério. Lecionou nas Faculdades de Direito, de Filosofia, de Economia e Administração da Universidade Federal da Bahia. Foi diretor da Faculdade de Economia e da Faculdade de Administração, que ajudou a fundar. Membro do Conselho Universitário, integrou o Conselho Federal de Educação, cuja presidência alcançou em 1974.


 

Sócio-fundador da Academia de Letras Jurídicas da Bahia, presidiu-a de 1996 a 1998. Integra, ainda, a Academia Bahiana de Educação e o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Advogado militante, reconhecido por sua cultura e probidade, foi consultor jurídico da Associação Comercial da Bahia e Conselheiro da Seção local da Ordem dos Advogados. Sua carreira acadêmica viu-se coroada com o exercício da vice-reitoria e da reitoria da Universidade Federal da Bahia (1971-1975).


 

"Guardo viva lembrança do velho mestre, de quem fui discípulo no ano letivo de 1963, na cadeira de Direito Administrativo. Eis porque, senhor presidente, com justo orgulho, enalteço a figura do jurista, do professor, do cidadão Lafayette Pondé, mestre de tantas gerações de profissionais do Direito, da Administração, da Economia e do Jornalismo, honra da Bahia e do Brasil", disse o ministro Horácio. O advogado baiano Nilton Corrêa associou-se à homenagem (Fonte: site do TST).