Portal lançado hoje trará mais conforto para usuários da Justiça

 

A partir das 17 horas de hoje, os usuários da Justiça do Trabalho baiana terão mais conforto para obter uma série de serviços por meio do endereço eletrônico www.trt5.jus.br. O Tribunal vai lançar um novo portal na internet, com leiaute mais moderno e de melhor navegabilidade, e com links destinados a facilitar a vida das partes e dos advogados trabalhistas.


"A nova página reflete o processo de informatização do Judiciário Trabalhista, trazendo serviços virtuais que possibilitam aos usuários o acesso aos conteúdos pelo computador de sua casa ou escritório, sem a necessidade de deslocamento para a sede da Justiça", observa o presidente do TRT5, desembargador Roberto Pessoa, que receberá magistrados, servidores e representantes das principais entidades associativas relacionadas com a Justiça do Trabalho para o lançamento do novo site.


Alguns exemplos de novidades são a emissão on-line de guias de depósito por número de processo, a disponibilização dos editais de praças/leilões, além das pautas de audiência de todas as Varas do Estado e do Juízo de Conciliação de 2ª Instância.


A apresentação da nova página será feita pelo presidente da Comissão de Informática do TRT5, desembargador Cláudio Brandão, que destaca também a existência de uma área específica para advogados. Esse link concentrará serviços voltados para a categoria, inclusive com algumas inovações, como o pedido de sustentação oral on-line; a Central de Cargas, que permite a solicitação de processos para retirada em um só local e o e-doc, sistema de peticionamento com certificação digital (ver matéria abaixo).


Garantir transparência ainda maior para a administração pública também é uma das metas da nova página. No link "Institucional", dentro da janela "Estatística", haverá dados sobre a produtividade de magistrados, a estatística processual de 1ª e 2ª instância e a arrecadação das Varas. No subitem "Gestão" deste mesmo link, o internauta encontrará informações sobre despesas com pessoal, orçamentos fiscal e da seguridade social, além de contas públicas relacionadas a contratos de serviços e compras. 


Ainda no link "Institucional", dentro do sublink "Composição", a novidade é a inclusão de fotos e pequenos mini-currículos dos desembargadores que compõem o TRT5. "O acesso a essas informações facilita pesquisas que costumam ser feitas pelas áreas de cerimonial de outras instituições e também pela imprensa", justifica o diretor da Secretaria de Assessoramento em Comunicação Social", Valmir Palma.


Na área de Comunicação Social, em "Notícias", Palma frisa outras importantes inovações: já na página inicial, os usuários poderão efetuar pesquisas de matérias por temas, utilizando uma ferramenta de busca, acessar a Galeria de Fotos dos principais eventos do Tribunal e ler os informativos internos da instituição.


HISTÓRICO - Para marcar o lançamento da nova página, o ex-presidente do Tribunal, desembargador aposentado Ronald Amorim, criador da Secretaria de Informática, foi convidado para falar sobre os primórdios da informatização do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região. Também estará presente outro ex-presidente do TRT5, o desembargador aposentado Raymundo Figueirôa, em cuja gestão foi lançado o primeiro site da instituição.