Certificação digital deve ser providenciada até sexta-feira

Magistrados e diretores da área judiciária do TRT5 têm até a próxima sexta-feira, dia 9, para providenciar a sua certificação digital junto às equipes disponibilizadas pelo Banco do Brasil para este tipo de serviço. O certificado eletrônico funciona como uma carteira de identidade virtual, que permite a identificação segura e a autenticação de uma mensagem ou transação na rede de computadores. Ele é peça fundamental na implantação da secretaria virtual e do processo digital na Justiça do Trabalho, já que os procedimentos em novos sistemas precisarão ser assinados eletronicamente.


De acordo com os responsáveis pela certificação digital, a utilização desse recurso é um tendência irreversível que em breve deve alcançar todos os cidadãos e terá utilidade para a realização de operações seguras em diversos setores da vida moderna, além da área jurídica. Atualmente, a assinatura eletrônica de documentos pela internet é feita passando um cartão pessoal (smart-card) e digitando a senha numa máquina de leitura ótica conectada ao computador.


Para cadastrar os membros do TRT5, o banco do Brasil ofereceu 400 certificados que podem ser obtidos junto a duas equipes. Uma delas atende no 2º andar do bloco A do Fórum Coqueijo Costa, em Nazaré, no mesmo corredor das turmas do Tribunal, e a outra funciona no 7º andar do Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira, no Comércio, na sala da Secretaria de Informática. Para se habilitar, o interessado deve comparecer munido de carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e foto 3x4. Maiores esclarecimentos podem ser obtidos pelos telefones 3319-7589 e 3284-6970.